CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III
CARLA VILASBOA BEZERRA LEIVA
Projeto desenvolvido com os alunos Pré- Escola I, do período matutino
Música: cantigas e melodias
Projeto desenvolvido no Centro Educacional Municipal Criança Esperança III, elaborado no curso formação continuada – Elaboração de Projetos – segunda edição, como requisito parcial para obtenção de conclusão do curso – sob a orientação da Professora Luciene Miguel da Silva Joris.
Rio Brilhante – MS, 2011
Distrito de Prudêncio Thomaz
Problemática:
As músicas estão tendo fortes influências no comportamento, devido ao fácil acesso aos aparelhos eletrônicos, e o que percebemos hoje, é que muitas músicas infantis que no passado faziam parte do cotidiano escolar estão sendo esquecidas.
Justificativa:
A música é uma linguagem universal, capaz de expressar e comunicar sensações e pensamentos, o que é visto por meio desta, que habilidades e sentimentos são despertados e colocados a disposição da aprendizagem das crianças, nas diversas áreas do conhecimento.
Objetivo:
* Despertar a criança para o conhecer e diferenciar os variados estilos e ritmos musicais;
* Aguçar o gosto e o prazer pela música.
Conteúdos:
Língua Portuguesa (linguagem oral); Matemática (contagem dos números na oralidade); Música (ritmo e estilos musicais).
Disciplinas envolvidas:
* Língua portuguesa;
* Matemática;
* Música.
Metodologia /procedimentos:
* Fazer uma roda de conversa sobre o tema;
* Apresentação em sala de aula de DVDs e CDs com vários estilos musicais;
* Propor atividades sobre os diferentes ritmos e instrumentos musicais;
* Pesquisa e recorte de revistas com figuras que lembram música para a montagem de um cartaz;
* Desenvolver a brincadeira: “Qual é a música?”;
* Desenvolvimento da brincadeira: com o uso do toca CD, tocar o começo da música e dar uma pausa, quem souber algo sobre a música (nome do cantor ou da música) tocará o sino e dizer qual é a música?
* Montar o palco para apresentações musicais.
* Desenvolver um festival de música com caracterização e apresentação.
Recursos utilizados:
* Televisão;
*Aparelho de DVD;
*DVDs; Xuxa, Calipso, etc;
*Rádio toca CD;
*CDs infantis, religiosos, sertaneja;
*Microfone;
*Videokê;
*Câmera digital;
*Caixa amplificada;
*Revistas;
*Tesoura;
*Cola;
*Lápis de cor;
*Lápis grafite;
*Cartaz.
*Aparelho de DVD;
*DVDs; Xuxa, Calipso, etc;
*Rádio toca CD;
*CDs infantis, religiosos, sertaneja;
*Microfone;
*Videokê;
*Câmera digital;
*Caixa amplificada;
*Revistas;
*Tesoura;
*Cola;
*Lápis de cor;
*Lápis grafite;
*Cartaz.
Avaliação:
A avaliação será contínua, avaliando a participação, o desenvolvimento do aluno frente aos trabalhos e se houve motivação.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado:
Será através da exposição dos trabalhos no painel;
De um pequeno festival de música;
Apresentação do projeto no blog da escola C.E.M. Criança Esperança III
Referências:
BEYER, Esther. Kebach, Patrícia. Pedagogia da Música: experiências de apreciação musical. São Paulo: Mediação, 2009.
GALINHA Pintadinha. Bromélia filminhos. São Paulo: Videolar, 2010. DVD.
KOLLING, Míria Therezinha. Cantar Brincando... Brincar Cantando!. São Paulo: Paulus, 2010.
MELLO, Luiza. Meu mamoeiro. Pé de moleque. São Paulo: Som livre, 2004. CD.
NIOQUE, José. Reciclando. Pé de moleque. São Paulo: Som livre, 2004. CD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário