quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROJETO: MÚSICA: CANTIGAS E MELODIAS

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III

CARLA VILASBOA BEZERRA LEIVA

Projeto desenvolvido com os alunos Pré- Escola I, do período matutino

Música: cantigas e melodias


Projeto desenvolvido no  Centro Educacional Municipal Criança Esperança III, elaborado no curso formação continuada – Elaboração de Projetos – segunda edição, como requisito parcial para obtenção de conclusão do curso – sob a orientação da Professora Luciene Miguel da Silva Joris.



   Rio Brilhante – MS, 2011
Distrito de Prudêncio Thomaz

Problemática:

As músicas estão tendo fortes influências no comportamento, devido ao fácil acesso aos aparelhos eletrônicos, e o que percebemos hoje, é que muitas músicas infantis que no passado faziam parte do cotidiano escolar estão sendo esquecidas.
                              

Justificativa:

A música é uma linguagem universal, capaz de expressar e comunicar sensações e pensamentos, o que é visto por meio desta, que habilidades e sentimentos são despertados e colocados a disposição da aprendizagem das crianças, nas diversas áreas do conhecimento.

Objetivo:

* Despertar a criança para o conhecer e diferenciar os variados estilos e ritmos musicais;
*  Aguçar o gosto e o prazer pela música.


Conteúdos:

Língua Portuguesa (linguagem oral); Matemática (contagem dos números na oralidade); Música (ritmo e estilos musicais).

Disciplinas envolvidas:

* Língua portuguesa;
* Matemática;
* Música.


Metodologia /procedimentos:

*   Fazer uma roda de conversa sobre o tema;
*  Apresentação em sala de aula de DVDs e CDs com vários estilos musicais;
*   Propor atividades sobre os diferentes ritmos e instrumentos musicais;
*   Pesquisa e recorte de revistas com figuras que lembram música para a montagem de um cartaz;
*   Desenvolver a brincadeira: “Qual é a música?”;
 *  Desenvolvimento da brincadeira: com o uso do toca CD, tocar o começo da música e dar uma pausa, quem souber algo sobre a música (nome do cantor ou da música) tocará o sino e dizer qual é a música?
*   Montar o palco para apresentações musicais.
*   Desenvolver um festival de música com caracterização e apresentação.
      
Recursos utilizados:

* Televisão;
*Aparelho de DVD;
*DVDs; Xuxa,  Calipso, etc;
*Rádio toca CD;
*CDs infantis, religiosos, sertaneja;
*Microfone;
*Videokê;
*Câmera digital;
*Caixa amplificada;
*Revistas;
*Tesoura;
*Cola;
*Lápis de cor;
*Lápis grafite;
*Cartaz.

                                                      
Avaliação:

A avaliação será contínua, avaliando a participação, o desenvolvimento do aluno frente aos trabalhos e se houve motivação.

Divulgação / Socialização do Projeto realizado:

Será através da exposição dos trabalhos no painel;
 De um pequeno festival de música;
Apresentação do projeto no blog da escola C.E.M. Criança Esperança III

                                                  
Referências:

BEYER, Esther. Kebach, Patrícia. Pedagogia da Música: experiências de apreciação musical. São Paulo: Mediação, 2009.
GALINHA  Pintadinha. Bromélia filminhos. São Paulo: Videolar, 2010. DVD.
KOLLING, Míria Therezinha. Cantar Brincando... Brincar Cantando!. São Paulo: Paulus, 2010.
MELLO, Luiza. Meu mamoeiro. Pé de moleque. São Paulo: Som livre, 2004. CD.
NIOQUE, José. Reciclando. Pé de moleque. São Paulo: Som livre, 2004. CD.
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário