Objetivo
Este projeto tem por objetivo incentivar os alunos À práticas de cálculo MENTAL e raciocínio LÓGICO.
Objetivo Especifico
Desenvolver com material
concreto um trabalho em que os alunos aprendam a calcular situações problemas
do seu cotidiano, como fazer compras, saber o que é desconto, o que é preço á
vista e a prazo, para isso aprofundar os conhecimentos usando as quatro operações.
JUSTIFICATIVA
Em nosso dia-a-dia nos deparamos com várias situações em que devemos fazer
cálculos para resolver problemas do nosso cotidiano. Como lidar com as compras
de casa, conferir o troco do mercado, realizar soma dos produtos, reconhecer
rótulos para ver se estão dentro do prazo de validade, calcular juros, formas
de pagamentos.
Desde uma simples compra no mercado precisamos ter noção de como calcular os preços, mesmo que seja cálculo mental.
Tendo esta necessidade e observando que nossas crianças estão inseridos cada vez mais nesse meio, pois muitas vezes acompanham os pais na ida ao mercado e até mesmo fazendo pequenas compras para a mãe. Por isso sentimos necessidade em orientá-los nesse projeto com uma proposta de trazer o mercadinho para o ambiente de sala de aula, para que o aluno tenha o contato direto com as embalagens dos possíveis produtos comprados para sua casa. E que ele possa vivenciar experiências de cálculos fazendo comprinhas e pagando com dinheiro ou com cheque.
Desde uma simples compra no mercado precisamos ter noção de como calcular os preços, mesmo que seja cálculo mental.
Tendo esta necessidade e observando que nossas crianças estão inseridos cada vez mais nesse meio, pois muitas vezes acompanham os pais na ida ao mercado e até mesmo fazendo pequenas compras para a mãe. Por isso sentimos necessidade em orientá-los nesse projeto com uma proposta de trazer o mercadinho para o ambiente de sala de aula, para que o aluno tenha o contato direto com as embalagens dos possíveis produtos comprados para sua casa. E que ele possa vivenciar experiências de cálculos fazendo comprinhas e pagando com dinheiro ou com cheque.
Conteúdos
* Sistema de numeração decimal.
* Calculo usando as quatro operações.
* Leitura e escrita do Sistema numérico.
*Situações problemas envolvendo o Sistema monetário.
* Leitura e interpretação de Análise de Tratamento de informação (gráficos tabelas)
* Sistema de numeração decimal.
* Calculo usando as quatro operações.
* Leitura e escrita do Sistema numérico.
*Situações problemas envolvendo o Sistema monetário.
* Leitura e interpretação de Análise de Tratamento de informação (gráficos tabelas)
I ETAPA ( Aquisição das embalagens)
As embalagens foram trazidas de casa pelos alunos.
Após foram lacradas e separadas em: Materiais de limpeza e de higiene pessoal, Perecíveis e Não-perecíveis.
Foram usadas caixas de frutas para se fazer as prateleiras do mercadinho, as crianças pintaram-as enfeitando cada um a seu gosto. Olha como ficou lindo!!!!
obs: As caixas usadas vem com frutas para eles e resolvemos reaproveitá-las!!!!
III ETAPA - Conhecendo o Sistema Monetário
Trabalhar a história do dinheiro, através de uma história em quadrinho
explicar como era feita a troca dos produtos antigamente.
IV ETAPA - Familiarizando-se com o "Dinheirinho"
Nesta etapa propor a eles a ideia de troca com dinheirinho. Trabalhar com o jogo "Nunca Dez" trocando moedas por cédulas e assim sucessivamente outras quantidades. Nesta atividade os alunos irão aprender como é formado o Sistema Monetário Brasileiro que também tem a base DEZ.
Associar moedas e cédulas com as ordens e classes do Sistema Decimal, colocando na tabela os valores em reais (R$) e seu valor posicional (CDU).
V- ETAPA - Simular uma compra.
Cada aluno poderá sacar uma determinada quantidade em dinheiro no caixa, neste caso com a professora que estará levando em consideração a participação do aluno, quem mais participou nas outras oficinas tem direito a bônus.
Os alunos deram a idéia de como aproveitar o troco, montando uma "caixinha" para doar R$1,00 para Apae (Simulação igual a dos Supermercados e Bancos, que segundo eles já viram os pais doarem)
Nesta mesma etapa é importante que o professor reflita com os alunos e questione-os sobre a importância de se atentar para a data de fabricação e a data de validade dos produtos, estas descritas no rótulo das embalagens.
É importante também orientá-los sobre o tipo de embalagem, a mais apropriada para cada produto. E da necessidade de separar os alimentos dos produtos que podem contaminá-los; como produtos de limpeza, que podem causar cheiro por terem substancias nocivas e que podem alterar a qualidade dos alimentos. Questionando sempre a qualidade dos produtos que estão comprando.
Após os alunos vivenciarem a ideia de compra, irão à campo fazer uma pesquisa na qual deverão comparar o preço do mercado com o preço proposto por eles no mercadinho da sala de aula.
IV ETAPA - CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO E TABELA
OS ALUNOS FIZERAM UM LEVANTAMENTO DE TODAS AS EMBALAGENS DO MERCADINHO E DEMONSTRARÃO AS QUANTIDADES OBTIDAS ATRAVES DE GRÁFICO E TABELA.
CONCLUSÃO
Observando as vivencias através de conversas
sobre o processo de desenvolvimento do projeto “Mercadinho” vem confirmar o que
muitos teóricos afirmam que; a relação entre aluno e sua realidade existencial,
ou seja, tudo aquilo que ele vivencia pode ser um aliado para com a busca de seu aprendizado, porque
quando o aluno é instigado a pesquisar soluções para resolver problemas do seu cotidiano, elas ampliam suas experiências
de apropriação do conhecimento matemático previsto pelo currículo escolar. A escola em seu papel de mentora dessa
formação deve adequar à sua proposta pedagógica, elementos que explorem esta
realidade, como o mercadinho.
Desde já concluímos como pressupõe MORENO (2008), o nosso trabalho enquanto professor e formador consistiu, portanto, em propor ao aluno situações de aprendizagem para que este produza seus conhecimentos partindo da busca pessoal dos procedimentos que lhe permitirão encontrar a resposta para o problema apresentado. Este trabalho vem confirmar também as conclusões da autora Telma Weisz, que segundo ela, o que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás da coisas que elas tem de aprender existe uma lógica e é isto que o projeto veio conciliar a lógica de que eles estavam aprendendo a dar sentido e valor.
Desde já concluímos como pressupõe MORENO (2008), o nosso trabalho enquanto professor e formador consistiu, portanto, em propor ao aluno situações de aprendizagem para que este produza seus conhecimentos partindo da busca pessoal dos procedimentos que lhe permitirão encontrar a resposta para o problema apresentado. Este trabalho vem confirmar também as conclusões da autora Telma Weisz, que segundo ela, o que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás da coisas que elas tem de aprender existe uma lógica e é isto que o projeto veio conciliar a lógica de que eles estavam aprendendo a dar sentido e valor.
Ótimo trabalho
ResponderExcluirÓtimo trabalho
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