quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PROJETO HORTA NA ESCOLA


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL “CRIANÇA ESPERANÇA III”






PROJETO HORTA









RIO BRILHANTE - MS
MAIO/DEZEMBRO
2013





CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL “CRIANÇA ESPERANÇA III”
DIRETORA: SANDRA REGINA MARTINS DE OLIVEIRA
COORDENADORAS: LÚCIA GOMES PEDROSO
MARIA AMÉLIA CAMPOS CASTRO
PROFESSORES: CRISLAINE VIEIRA DOS SANTOS JUNG
MICHELE CRISTINA B. DE CAMPOS
RODRIGO DE CÁSSIO SILVA HAHN





PROJETO HORTA NA ESCOLA


          Projeto desenvolvido nas turmas de 4º e 5º ano dos períodos matutino e vespertino nas disciplinas de: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências juntamente com a STE, do Centro Educacional Municipal Criança Esperança III.




RIO BRILHANTE - MS
MAIO/DEZEMBRO
 2013





JUSTIFICATIVA

Sendo a escola um espaço onde a criança dará sequencia ao seu processo de socialização é fundamental o papel da educação ambiental na formação de jovens responsáveis.
            A escola do campo deve abordar os princípios da educação ambiental de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino.
            Os conteúdos ambientais devem envolver todas as disciplinas possíveis do currículo e estarem interligados com a realidade da comunidade, para que o aluno perceba a correlação dos fatos e tenha uma visão integral do mundo em que vive. Nesse sentido a escola devera promover através de ações a preservação e a conservação do meio ambiente para que o aluno tome consciência de sua responsabilidade. E assim com as atividades extraclasse viabilizamos ao aluno conhecimentos e praticas que envolvem todas as dependências da escola estabelecendo a relação entre teoria e pratica e os cuidados com a alimentação.
Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o         meio ambiente. Desta forma se faz necessário que nós  professores resgatemos este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, (FETTER E MULLER, 2008).
O cultivo de alimentos tem papel importante muitas vezes para a atividade agrícola familiar, contribuindo para o seu fortalecimento e garantindo sua alimentação. As hortaliças apresentam-se como uma boa alternativa, considerando que a escola possui uma área disponível, podendo haver uma pequena diversidade de produtos. Toda via as atividades realizadas requerem organização e espírito coletivo, principalmente em se tratando de procedimentos agroecológicos (OLIVEIRA E SILVA, 2009).
No Brasil a educação ambiental foi regulamentada pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, define seus princípios básicos, incorporando oficialmente a Educação Ambiental nos sistemas de ensino, (TOTE E ANDRADE 2009).
A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos, (MORGANO, 2006).
            O técnico agrícola nesse processo auxilia a comunidade escolar no planejamento, execução e manutenção das hortas, levando à comunidade escolar princípios como horticultura orgânica, compostagem, formas de consumo dos alimentos, propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, relação campo-cidade, entre outros, (FETTER E MULLER, 2008).
            Através deste projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula.
            Assim levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais (FRISK 2008).
A organização e o desenvolvimento dessse projeto curricular tem como objetivo a mudança na prática pedagógica. Essa prática busca dar um significado maior ao trabalho docente e abranger as funções da escola em suas diversas instâncias como instituição social (BONAFÉ, 1998). A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo a teoria e a prática, além de proporcionar uma grande variedade de alimentos para a complementação da merenda escolar. O projeto contempla os Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação fundamental em seus aspectos referentes à educação ambiental e alimentar nos temas transversais sobre o meio ambiente e saúde, Também envolve os alunos em atividades participativas e criativas facilitando a construção de seus conhecimentos através da integração das diversas disciplinas, tais como matemática, ciências, português, história, geografia, cujos conteúdos são trabalhados simultaneamente, onde a horta é o elemento gerador de conhecimentos diversos.
            Através do desenvolvimento deste projeto pretende-se trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos teóricos através de aulas práticas junto à horta escolar. Utilizando a perspectiva de SERRANO (2003), o grande desafio do descompasso entre teoria e prática que os temas transversais têm enfrentado poderá ser rompido a partir do momento em que os projetos forem simples, objetivos, desenvolvidos interdisciplinarmente com uma fundamentação teórica por parte dos docentes e o rompimento com o modelo educacional cartesiano, dando espaço para o questionamento e a reflexão, que são próprios desses temas. Mais do que nunca a natureza não pode ser separada da cultura e precisamos aprender a pensar "transversalmente" as interações entre ecossistemas, mecanosfera e Universos de referência sociais e individuais (GUATTARI, 2001). O projeto aqui apresentado tem como objetivo principal demonstrar que através da implantação de uma horta escolar é possível desenvolver temas envolvendo educação ambiental e alimentar, pois além de conectar conceitos teóricos e práticos auxiliando o processo de ensino aprendizagem se constitui como uma estratégia capaz de auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos de forma indisciplinar.


O homem sempre tem tirado da terra seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está sendo perdida, para muitos o solo de onde o seu alimento é tirado é apenas terra, pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação, (FRISK, 2008)
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. Os alunos aprenderão, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim o aprendizado.
            Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos estarão presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores auxiliarão os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Também elaborarão estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
A finalidade do projeto de horta na escola é produzir hortaliças de qualidade, conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar alunos, professores e funcionários sobre a importância da mesma para a saúde, meio ambiente e economia. Assim, pretende-se:
• Inserir os alunos da escola nas atividades relacionadas à horta;
• Criar uma área produtiva na escola onde todos se sintam responsáveis;
• Incentivar os alunos em relação à preservação da horta;
• Extrair da horta um complemento para a alimentação escolar.



OBJETIVO PEDAGÓGICO GERAL

O objetivo geral do projeto é refletir e discutir as oportunidades pedagógicas que educandos e educadores poderão construir a partir de estudo interdisciplinar e vivenciado, compreendendo a natureza como um todo dinâmico, de forma contextualizada, significativa e prática, na qual o ser humano é parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive, relacionando os conteúdos vistos em sala de aula com aplicações práticas conscientizando sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo e compreendendo a relação entre solo, água e nutrientes.






OBJETIVOS PEDAGOGICOS ESPECIFICOS

*        Despertar nos alunos o interesse e a valorização da horta escolar e através dela, difundir e estimular a cultura de hortaliças na comunidade;
*        Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre a horta, servindo também como estímulo para melhorar ou construir sua horta familiar;
*         Através da horta escolar, produzir as hortaliças necessárias para a complementação da merenda escolar e servindo como poderoso instrumento didático;
*         Criar um ambiente de interação que propicie o desenvolvimento no aluno da capacidade de trabalhar em equipe e familiarize com os processos de planejamento e execução de projetos.
*        · Analisar a construção da horta como fonte de ações pedagógicas com números,medidas, geometria, tabelas através da metragem dos canteiros, distância das mudas, quantidade e qualidades de hortaliças relacionando as quatro operações (somar, subtrair, multiplicar e dividir), aproveitando os recursos e experiência na/da horta.
*        · Refletir a capacidade de interpretar as diversas tipologias textuais, produzir textos vivenciados e praticados relativos à importância da horta.
*        · Despertar o interesse da criança para a implantação da horta reconhecendo as relações da horta com o meio-ambiente e a interação do ambiente com a sobrevivência da espécie humana.
*        Compreender a importância da alimentação para a saúde humana estimulando hábitos saudáveis de alimentação. Reconhecendo partes das plantas e suas respectivas funções para as próprias plantas e para homem coletando dados e buscando conhecimentos teóricos sobre plantas, solo, higiene, corpo humano e suas funções, alimentação, saúde.
*         Dialogar de forma didática a questão ambiental na escola, família e sociedade.
*        Refletir a importância da água e da vegetação para a preservação da vida e a relação das estações do ano e sua importância no plantio e colheita dos alimentos (ciclo da vida).
*        Despertara importância da vida coletiva na construção da sociedade respeitando valores culturais, éticos, sociais, políticos, econômicos da região.
*         Relacionar hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos regulares discutindo problemas como sobrepeso e obesidade, produtos artificiais e naturais e suas respectivas contribuições.




FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os PCNs sugerem que os conteúdos de educação ambiental e alimentar sejam tratados nos temas transversais de maneira interdisciplinar na educação formal. Em outras palavras, propõe-se que as questões ambientais e de saúde permeiem os objetivos, conteúdos e orientações didáticas em todas as disciplinas, não passando, necessariamente, para o objetivo das aulas (ZUCCHI, 2002). O autor ainda atribui três qualidades a um tema transversal: 1) serve como linha orientadora que cada escola/docente pode adaptar à realidade local (por exemplo, zona rural e urbana); 2) é adequável ao trabalho com a faixa etária da criança; 3) é um tema emergente e urgente, cuja abordagem ultrapassa a mera transmissão de conhecimentos, inspirando os alunos a se mobilizarem, a saber, como fazer.
            Entretanto por diferenciar-se da educação tradicional, apresentando-se como um saber transversal e interdisciplinar, a educação ambiental e alimentar inovam, mas também arcam com as dificuldades de sua assimilação pela educação formal estruturada disciplinarmente, que acaba sendo vista como um empecilho ao desenvolvimento dos projetos pedagógicos (LEONARDI in SERRANO, 1999). Essa exigência interdisciplinar, além de colocar em cheque certas premissas da educação tradicional, gera uma insegurança muito grande nos professores (EDUCAÇÃO, 2002). De acordo com BALDASSO (2006) os temas envolvendo educação ambiental e alimentar muitas vezes tem se restringido a ocupar parte dos currículos escolares, via de regra a cargo dos professores de ciências e, freqüentemente tratado de forma pontual e desconectada da realidade local e do próprio entorno escolar.
            SERRANO (2003) coloca que o grande desafio do descompasso entre teoria e prática que os temas transversais tem enfrentado poderá ser rompido a partir do momento em que os projetos forem simples, objetivos, ajustados à vivência do cotidiano casa-escola-comunidade do aluno, desenvolvidos interdisciplinarmente, com uma fundamentação teórica por parte dos docentes e o rompimento com o modelo educacional cartesiano, dando espaço para o questionamento e a reflexão, que são próprios desses temas.
Diante dessa problemática a horta escolar torna-se um elemento capaz de desenvolver temas envolvendo educação ambiental e alimentar, pois além de desconectar conceitos teóricos a práticos auxiliando o processo de ensino e aprendizagem, se constitui como uma estratégia capaz de auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos de forma interdisciplinar, distribuídos em assuntos trabalhados por temas transversais.



METODOLOGIA
A construção da horta e o plantio de mudas e sementes frutíferas, será realizada com alunos e professores, com auxilio da coordenação.
ü  Pesquisas orientadas em livros, jornais e revistas;
ü  Observação e análise do espaço físico;
ü  Apresentar aos alunos o Projeto Horta.
ü  Palestra sobre a importância de se ter uma horta.
ü  Assistir a um vídeo que explicativo sobre horta.
ü  Visita a uma horta vizinha.
ü  Preparar a terra e dividir os canteiros.
ü  Discutir com os alunos quais sementes será plantado
ü  Fazer a semeadura das sementes com o grupo.
ü  Semanalmente será usada uma aula de ciências do 4º e 5º ano para que os alunos possam ter o contato com a horta, cuidando e observando seu crescimento.




AVALIAÇÃO

            A avaliação será contínua e processual, observando a participação de cada aluno durante todo o processo de estudo e preparo da terra e do plantio.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS




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