PROJETO: DESPERTANDO A IDENTIDADE NEGRA NA
ESCOLA
CENTRO
EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III
ANA PAULA MARTINI FERREIRA
, EDITÂNIA ALVES PEREIRA E
TAIZA ANTONIA CANDIDO DAMASCENO.
Projeto desenvolvido no Centro
Educacional Municipal Criança Esperança III elaborado no curso formação
continuada - Tecnologia Digital como requisito parcial para obtenção de
conclusão do curso-Sob a orientação do Professor Marcelo massacott.
Rio brilhante – MS2011
Distrito de Prudêncio Thomaz
Problemática
A consciência negra: valoriza a identidade negra na
escola dando mais ênfase na presença do negro na sociedade. ”O dia da
consciência negra sinaliza a idéia a conquista da liberdade deste grupo” até
nos dias de hoje, e também destaca a importância da consciência e o respeito de
discutir esta temática negra na escola dando reconhecimento que o grupo faz da
nossa história.
Justificativa
Este projeto tem como tema o despertar
da identidade negra na escola despertando desde cedo à necessidade de caráter
social e política da escola de desenvolver nas crianças uma consciência crítica
que possibilite ações e atitudes positivas.
Levando-se em consideração que é preciso
educar o individuo para uma convivência
saudável no espaço em que está inserido.
Ao término do projeto e propor a busca-se a
compreensão
de como as relações sociais. A importância que consiste na quebra do
preconceito, inclusão social na escola e sociedade.
OBJETIVO
Valorizar a cultura negra na escola e na sociedade e;
Conhecer as culturas africanas suas crenças, religiões,
musicas, danças, comidas típicas, histórias e artes visuais.
Conteúdo
Pesquisa em revista e livros
Livros de literatura infantis
Vídeo da menina do laço de fita e a botija de ouro
Brincadeira e danças
Disciplinas envolvidas
Português
História
Educação Física.
Metodologia/ Procedimento
Pesquisa em internet, livros de literatura infantil;
Recorte e colagem em grupo com a sala toda
O uso do data Show com DVD da
Menina Bonita do Laço de Fita e vídeo falando da cultura negra, música dança,
contos, histórias e comidas típica.
Recurso a serem utilizado
Sala tecnologia com alunos e
professores, data show DVD, EVA, máquina fotográfica livros infantis, revistas,
lápis de cor, tesoura, cola e papel manilha.
Avaliação do resultado esperado:
Os alunos serão avaliados em
grupo e individual e através do desempenho e participação de cada um no
desenvolvimento do projeto
Divulgação e socialização do projeto:
Será exposto no blog da escola,
a história elaborada pelos alunos contada através da montagem de figuras, para
que toda a escola possa ver o trabalho desenvolvido. Apresentação da peça de teatro
pelos alunos.
Referências bibliográficas:
2007. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO. Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. São
Paulo-SP. Ed. Ática, 2005.
http://culinaria.culturamix.com/comida/comida-africana
http://www.ancorador.com.br/recreacao-esporte/brinacadeiras-africanas-heranca-africana-nas-brincadeiras-de-crianca
Nenhum comentário:
Postar um comentário