quarta-feira, 21 de novembro de 2012


PROJETO: BILHETES E CONVITES

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III

CARLA VILASBOA BEZERRA  



          

Projeto desenvolvido com os alunos do 3º  e 5º Ano C, do período vespertino.

Projeto desenvolvido no     Centro Educacional Municipal Criança Esperança III, sob a orientação da coordenadora Sidnéia Garcia Pereira e planejamento da professora Carla Vilasboa Bezerra.    


   Rio Brilhante – MS, 2012
Distrito de Prudêncio Thomaz


Duração do Projeto: 06/08 a 06/09/2012

Problemática:

A necessidade de despertar o interesse dos alunos pela escrita de pequenos textos, que fossem lidos de imediato, por uma determinada pessoa almejada ou apreciado por um grupo de pessoas escolhidas.
                             

Justificativa:

O papel do professor é de atuar como leitor e criador de idéias novas, assim,  desenvolvendo variadas situações diferentes para criação de diversificados tipos de textos, escritos pelos alunos, assim incentivando e sugerindo estratégia eficaz de leitura onde possa confrontar as idéias relacionadas ao texto e possa ter uma melhor compreensão frente ao mesmo. Dessa maneira, o bilhete por ser um meio de comunicação juntamente com a carta, um dos mais antigos, ainda, nos tempos da era tecnológica desperta um fascínio, entre aqueles que se utilizam deste para se comunicar, pois apenas com umas poucas linhas escritas, configura a comunicação e o expressar de idéias, pensamentos e sentimentos, além da motivação para a escrita da resposta da mesma carta lida. Visto isso, é através desse gênero textual que o aluno é aguçado para o iniciar da escrita e das primeiras produções textuais.

Objetivo Geral:

* Desenvolver a pratica da escrita e da leitura, através deste gênero textual.

Objetivo Específico:

*  Promover o conhecimento deste gênero textual;
* Identificar e compreender as características que compreendem o bilhete e o convite;
*  Estimular o gosto pela escrita e leitura através da pratica da mesma;
*  Desenvolver a pratica da produção da escrita de textos
.
Conteúdos:

*Genêro Textual;
* Gramática;
* Produção de texto.

Disciplinas envolvidas:

* Língua Portuguesa;
* História

Metodologia /procedimentos:

* Propor leitura do texto “A pomba Colomba” de Sylvia Orthof;
* Reescrita e reprodução do texto, com a criação de um término diferente para a história;
* Digitalização do texto, pelos alunos (após a correção do mesmo pelo professor);
* Desenvolver atividades reflexivas sobre o texto, questionamentos e exercícios de gramática;
* Assistir o filme “A viagem de uma carta”, para interação e discussão em grupos;
* Apresentar o bilhete e o convite, como amostra do gênero textual a ser estudado;
* Escrita de um bilhete e um convite por cada aluno, sendo este ilustrado pelo mesmo;
*  Entrega do bilhete e do convite, por um carteiro escolhido pelos alunos.
*  Resposta do bilhete e do convite por cada aluno que recebeu o mesmo.


Recursos utilizados:

* Computador;
* Data Show;
* Caixa amplificada;
* Câmera digital;
* Materiais didáticos (folha de papel com pauta, lápis de cor).
                                          
Avaliação:

A avaliação será contínua, avaliando a participação, o desenvolvimento do aluno frente às atividades propostas.

Divulgação / Socialização do Projeto realizado:

Apresentação do projeto no blog da escola C.E.M. Criança Esperança III.
                                                   
Referências:

ORTHOF, Sylvia. A pomba Colomba. São Paulo: Ática, 2008.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. De olhos abertos: reflexão sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil. São Paulo: Bom livro, 1991.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VAZ, Débora. Conviver, Língua Portuguesa 5º Ano. SP Moderna: Guia de Recursos Didáticos para o professor, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário