PROJETO: BILHETES E CONVITES
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III
CARLA VILASBOA BEZERRA
Projeto desenvolvido com
os alunos do 3º e 5º Ano C, do período
vespertino.
Projeto desenvolvido no Centro Educacional Municipal Criança
Esperança III, sob a orientação da coordenadora Sidnéia Garcia Pereira e
planejamento da professora Carla Vilasboa Bezerra.
Rio Brilhante – MS, 2012
Distrito de Prudêncio Thomaz
Duração do Projeto: 06/08 a 06/09/2012
Problemática:
A
necessidade de despertar o interesse dos alunos pela escrita de pequenos
textos, que fossem lidos de imediato, por uma determinada pessoa almejada ou
apreciado por um grupo de pessoas escolhidas.
Justificativa:
O papel do professor é de atuar como
leitor e criador de idéias novas, assim,
desenvolvendo variadas situações diferentes para criação de
diversificados tipos de textos, escritos pelos alunos, assim incentivando e
sugerindo estratégia eficaz de leitura onde possa confrontar as idéias
relacionadas ao texto e possa ter uma melhor compreensão frente ao mesmo. Dessa
maneira, o bilhete por ser um meio de comunicação juntamente com a carta, um
dos mais antigos, ainda, nos tempos da era tecnológica desperta um fascínio, entre
aqueles que se utilizam deste para se comunicar, pois apenas com umas poucas linhas
escritas, configura a comunicação e o expressar de idéias, pensamentos e
sentimentos, além da motivação para a escrita da resposta da mesma carta lida. Visto
isso, é através desse gênero textual que o aluno é aguçado para o iniciar da
escrita e das primeiras produções textuais.
Objetivo Geral:
* Desenvolver a pratica da escrita e
da leitura, através deste gênero textual.
Objetivo Específico:
* Promover o conhecimento deste gênero textual;
* Identificar e
compreender as características que compreendem o bilhete e o convite;
* Estimular o gosto pela escrita e leitura
através da pratica da mesma;
* Desenvolver a pratica da produção da escrita
de textos
.
Conteúdos:
*Genêro
Textual;
* Gramática;
* Produção de texto.
Disciplinas envolvidas:
* Língua Portuguesa;
* História
Metodologia /procedimentos:
* Propor leitura do texto “A pomba
Colomba” de Sylvia Orthof;
* Reescrita e reprodução do texto,
com a criação de um término diferente para a história;
* Digitalização do texto, pelos
alunos (após a correção do mesmo pelo professor);
* Desenvolver atividades reflexivas
sobre o texto, questionamentos e exercícios de gramática;
* Assistir o filme “A viagem de uma
carta”, para interação e discussão em grupos;
* Apresentar o bilhete e o convite,
como amostra do gênero textual a ser estudado;
* Escrita de um bilhete e um convite
por cada aluno, sendo este ilustrado pelo mesmo;
*
Entrega do bilhete e do convite, por um carteiro escolhido pelos alunos.
*
Resposta do bilhete e do convite por cada aluno que recebeu o mesmo.
Recursos utilizados:
* Computador;
* Data Show;
* Caixa amplificada;
* Câmera digital;
* Câmera digital;
* Materiais didáticos (folha
de papel com pauta, lápis de cor).
Avaliação:
A avaliação será contínua, avaliando
a participação, o desenvolvimento do aluno frente às atividades propostas.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado:
Apresentação do projeto no blog da
escola C.E.M. Criança Esperança III.
Referências:
ORTHOF, Sylvia. A pomba Colomba. São Paulo: Ática, 2008.
SILVA,
Ezequiel Teodoro da. De olhos abertos:
reflexão sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil. São Paulo: Bom livro,
1991.
SOLÉ,
Isabel. Estratégias de leitura. Porto
Alegre: Artmed, 1998.
VAZ, Débora. Conviver, Língua Portuguesa 5º Ano. SP Moderna: Guia de Recursos
Didáticos para o professor, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário