quarta-feira, 21 de novembro de 2012


PROJETO: LINGUAGEM E MOVIMENTO

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III

CARLA VILASBOA BEZERRA
MARCIA MARCELINO DE ARAUJO DE FRANÇA



Projeto desenvolvido com os alunos da Pré Escola I, do período matutino.

Projeto desenvolvido no Centro Educacional Municipal Criança Esperança III, sob a orientação da coordenadora Sidnéia Garcia Pereira e planejamento das professoras Carla Vilasboa Bezerra e Marcia Marcelino de Araujo de França.


   Rio Brilhante – MS, 2012
Distrito de Prudêncio Thomaz


Duração do Projeto: 01/10 a 22/10/2012

Problemática:

Apesar de existirem muitas brincadeiras nas quais apenas uma pessoa ganha, há outras onde as crianças se divertirão mais se estiverem livres da pressão da competição, de maneira a ter um contato mais próximo dos colegas, aprendendo a dividir o espaço com eles, pois muitos choram quando se sentem excluídos das brincadeiras e ficam insatisfeitos quando tem de esperar muito tempo ate poderem voltar à brincar.

                              

Justificativa:

O projeto visa à importância da brincadeira no desenvolvimento da criança em suas múltiplas linguagens, como o raciocínio, o equilíbrio, da percepção e interação com o meio social, de forma que possibilita o auto desenvolvimento, fortalecendo assim a coordenação, a agilidade e a habilidade, contribuindo para a independência espontânea da criança, de maneira consciente sobre si própria e seu agir e pensar dentro da sociedade. A brincadeira deve ter em seu ato o movimento livre, sob um espaço adaptado e adequado, para a criança interagir no meio e se auto reconhecer, pois as noções de ganhar e perder são importantes, mas o exercício de companheirismo e solidariedade, sociabilizacão e conscientização também são, pois as crianças ficam felizes, quando todos são vencedores, independente das habilidades individuais, permanecendo juntas e unidas ate o final.
Para Russell a brincadeira e vista como fundamento existencial da infância, tendo sua experimentação nesta como característica mais perfeita e marcante, o que associa a esta uma intensa e profunda aprendizagem.


Objetivo Geral:

* Proporcionar momento que leve o aluno a despertar, o gosto e o prazer pelas  brincadeiras de forma a desenvolver a coordenação psicomotora e áudio motora.

Objetivo Específico:

*  Promover a socialização enquanto as crianças brincam;
* Identificar e compreender o universo lúdico e a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem;
* Desenvolver a coordenação motora (equilíbrio, lateralidade, resistência, pular, saltar, etc...), através de jogos e brincadeiras;
*  Conhecer a respeitar regras e limites;
*  Desenvolver expressão corporal;
* Desempenhar as habilidades cognitivas de nossos alunos, para que sua aprendizagem seja mais interessante e prazerosa.

Conteúdos:

*  Expressividade;
*  Equilíbrio;
*  Coordenação motora;
*  Movimentos vitais;
*  Lateralidade.

Disciplina envolvida:

* Linguagem e Movimento

Metodologia /procedimentos:

* Propor uma roda de conversa, onde será dialogado sobre os conhecimentos das cantigas de roda que já conhecem e sobre as brincadeiras. (Vocês sabem o que são cantigas de roda?; Quais as brincadeiras que vocês conhecem?; De que brincadeiras vocês gostam de brincar na escola? E em casa?)
* Recortar de revistas figuras de crianças brincando e confeccionar um cartaz que será exposto na sala de aula.
* Organizar os alunos e propor a brincadeira “A história da Serpente”; Corre- Cotia; Ciranda-cirandinha; Tango-tango morena; A canoa virou; dança da cadeira, etc;
* Distribuir um giz a cada criança e pedir que façam um circulo que será a “toquinha do coelhinho”; em seguida desenvolver a brincadeira “Coelhinho sai da toca”.
* Dividir e entregar uma folha de jornal a cada criança, que deverá enrolar de forma que pareça um rabo de animal; explicar e desenvolver a brincadeira “Arrancar o rabo” 
* Organizar um circuito onde as crianças uma a uma terão que tentar passar pelos seguintes obstáculos: bambolê, tablado, pula-pula, corda, virar pirueta no colchão, passar por debaixo das cadeiras.


Recursos utilizados:

* Aparelho de som;
* Câmera digital;
* Materiais didáticos (giz branco, jornal,corda, bambolê);
* Colchão e pula-pula.
                                          
Avaliação:

A avaliação será contínua, avaliando a participação, o desenvolvimento do aluno frente às atividades propostas. No término desse projeto estarei fazendo um relatório, onde estarei relatando como foi o desenvolvimento do mesmo.

Divulgação / Socialização do Projeto realizado:

Apresentação do projeto no blog da escola C.E.M. Criança Esperança III
                                                   
Referências:

BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 2
MATOS, E. L. Brincando e Aprendendo: atividades lúdicas para alfabetização. Blumenau-SC: Vale das Letras.
Revista Projetos Escolares. Educação Infantil. Ano 4 – nº 41. São Paulo: Editora online. IBC, 2008.

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