PROJETO: LINGUAGEM E MOVIMENTO
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III
CARLA VILASBOA BEZERRA
MARCIA MARCELINO DE ARAUJO DE FRANÇA
Projeto desenvolvido com
os alunos da Pré Escola I, do período matutino.
Projeto desenvolvido no Centro Educacional Municipal Criança
Esperança III, sob a orientação da coordenadora Sidnéia Garcia Pereira e
planejamento das professoras Carla Vilasboa Bezerra e Marcia Marcelino de
Araujo de França.
Rio Brilhante – MS, 2012
Distrito de Prudêncio Thomaz
Duração do Projeto: 01/10 a 22/10/2012
Problemática:
Apesar de existirem muitas
brincadeiras nas quais apenas uma pessoa ganha, há outras onde as crianças se
divertirão mais se estiverem livres da pressão da competição, de maneira a ter
um contato mais próximo dos colegas, aprendendo a dividir o espaço com eles,
pois muitos choram quando se sentem excluídos das brincadeiras e ficam
insatisfeitos quando tem de esperar muito tempo ate poderem voltar à brincar.
Justificativa:
O projeto visa à importância da
brincadeira no desenvolvimento da criança em suas múltiplas linguagens, como o
raciocínio, o equilíbrio, da percepção e interação com o meio social, de forma
que possibilita o auto desenvolvimento, fortalecendo assim a coordenação, a
agilidade e a habilidade, contribuindo para a independência espontânea da
criança, de maneira consciente sobre si própria e seu agir e pensar dentro da
sociedade. A brincadeira deve ter em seu ato o movimento livre, sob um espaço
adaptado e adequado, para a criança interagir no meio e se auto reconhecer, pois
as noções de ganhar e perder são importantes, mas o exercício de companheirismo
e solidariedade, sociabilizacão e conscientização também são, pois as crianças
ficam felizes, quando todos são vencedores, independente das habilidades
individuais, permanecendo juntas e unidas ate o final.
Para Russell a brincadeira e vista
como fundamento existencial da infância, tendo sua experimentação nesta como
característica mais perfeita e marcante, o que associa a esta uma intensa e
profunda aprendizagem.
Objetivo Geral:
* Proporcionar momento que leve o
aluno a despertar, o gosto e o prazer pelas
brincadeiras de forma a desenvolver a coordenação psicomotora e áudio
motora.
Objetivo Específico:
* Promover a socialização enquanto as crianças
brincam;
* Identificar e
compreender o universo lúdico e a importância do brincar no processo de
ensino-aprendizagem;
* Desenvolver a
coordenação motora (equilíbrio, lateralidade, resistência, pular, saltar,
etc...), através de jogos e brincadeiras;
* Conhecer a respeitar regras e limites;
* Desenvolver expressão corporal;
* Desempenhar as
habilidades cognitivas de nossos alunos, para que sua aprendizagem seja mais
interessante e prazerosa.
Conteúdos:
* Expressividade;
* Equilíbrio;
* Coordenação motora;
* Movimentos vitais;
* Lateralidade.
Disciplina envolvida:
* Linguagem e Movimento
Metodologia /procedimentos:
* Propor uma roda de conversa, onde
será dialogado sobre os conhecimentos das cantigas de roda que já conhecem e
sobre as brincadeiras. (Vocês sabem o que são cantigas de roda?; Quais
as brincadeiras que vocês conhecem?; De que brincadeiras vocês gostam de brincar na
escola? E em casa?)
* Recortar de revistas
figuras de crianças brincando e confeccionar um cartaz que será exposto na sala
de aula.
* Organizar os alunos e
propor a brincadeira “A história da Serpente”; Corre- Cotia;
Ciranda-cirandinha; Tango-tango morena; A canoa virou; dança da cadeira, etc;
* Distribuir um giz a
cada criança e pedir que façam um circulo que será a “toquinha do coelhinho”;
em seguida desenvolver a brincadeira “Coelhinho sai da toca”.
* Dividir e entregar uma
folha de jornal a cada criança, que deverá enrolar de forma que pareça um rabo
de animal; explicar e desenvolver a brincadeira “Arrancar o rabo”
* Organizar um circuito onde
as crianças uma a uma terão que tentar passar pelos seguintes obstáculos:
bambolê, tablado, pula-pula, corda, virar pirueta no colchão, passar por
debaixo das cadeiras.
Recursos utilizados:
* Aparelho de som;
* Câmera digital;
* Câmera digital;
* Materiais didáticos (giz
branco, jornal,corda, bambolê);
* Colchão e pula-pula.
Avaliação:
A avaliação será contínua, avaliando
a participação, o desenvolvimento do aluno frente às atividades propostas.
No término desse projeto
estarei fazendo um relatório, onde estarei relatando como foi o desenvolvimento
do mesmo.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado:
Apresentação do projeto no blog da escola
C.E.M. Criança Esperança III
Referências:
BRASIL.
Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 2
MATOS,
E. L. Brincando e Aprendendo:
atividades lúdicas para alfabetização. Blumenau-SC: Vale das Letras.
Revista Projetos Escolares. Educação Infantil. Ano 4 – nº 41. São Paulo: Editora
online. IBC, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário