quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto CARLA VILASBOA BEZERRA

PROJETO: HORA DO FOLCLORE

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III

CARLA VILASBOA BEZERRA


Projeto desenvolvido com os alunos da Pré Escola I, do período matutino.

Projeto desenvolvido no Centro Educacional Municipal Criança Esperança III, sob a orientação da coordenadora Sidnéia Garcia Pereira e planejamento da professora Carla Vilasboa Bezerra.    


   Rio Brilhante – MS, 2012
Distrito de Prudêncio Thomaz


Duração do Projeto: 02/08 a 30/08/2012

Problemática:

A carência ao resgate da cultura folclórica brasileira, bem como suas brincadeiras de roda, cantigas populares, jogos, lendas e mitos folclóricos que devem ser preservados como sendo um valioso tesouro da cultura popular e cultivado pelas gerações futuras.  
                              

Justificativa:

Promover o desenvolvimento integral dos alunos, dentro de um espaço educativo com propostas lúdicas e tecnológicas. Como agosto é o mês do Folclore, foram trabalhados com os alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, bem como sua cultura e crenças populares, pois esta é a  melhor maneira de evidenciar o folclore e fazer com que permaneça viva nas gerações futuras, ampliando o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.


Objetivo Geral:

* Ter conhecimento do Folclore brasileiro, identificando suas características e valores.

Objetivo Específico:

* Resgatar a importância do Folclore, suas tradições, brincadeiras e músicas;
* Estimular a criança e sua imaginação;
* Valorizar o folclore brasileiro.


Conteúdos:

* Língua Portuguesa (linguagem oral);
* Lendas do Folclore Brasileiro;
* Ilustrações em desenho e pintura do Folclore.


Disciplinas envolvidas:

* Língua portuguesa;
* História;
* Artes.
Metodologia /procedimentos:

* Fazer uma roda de conversa sobre o tema; contando histórias e lendas e recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem (o que sabem, o que não sabem e o que gostariam de saber);
* Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
* Contar a história do Saci Pererê, da Mula sem cabeça, da Iara, do Lobisomem, do Boi Tatá, do Curupira, explicando suas características físicas, seus valores e atitudes;
*  Desenho livre do personagem do Folclore;
*  Apresentação em sala de aula do DVD: “Lendas do Folclore Brasileiro”;
*  Trabalhar trava-línguas;
*  Formas geométricas, com desenhos dos personagens do Folclore;
*  Parlendas;
*  Cantigas de rodas folclóricas;
* Apresentação do software da “Emília e o Folclore”, com o interagir das crianças nos jogos e histórias folclóricas em desenho;
*  Modelagem com massinha dos personagens do Folclore
*  Contar, recontar e reproduzir as lendas oralmente e através dos fantoches;

Recursos utilizados:

*  Televisão;
* Aparelho de DVD;
* Câmera digital;
* Caixa amplificada;
* Computador;
* Massinha;
* Blocos Lógicos;
* Materiais didáticos (lápis de cor, giz de cera, e.v.a colorido, cola, tesoura);
* Livro didático;
* Fantoches.
                                              
Avaliação:

A avaliação será contínua, avaliando a participação, o desenvolvimento do aluno
Frente às atividades propostas.

Divulgação / Socialização do Projeto realizado:

Será através da exposição dos trabalhos das crianças;
Da apresentação dramatizada dos fantoches;
Apresentação do projeto no blog da escola C.E.M. Criança Esperança III
                                                   
Referências:

MEGALE, Nilza B. Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
PINTO, Gerusa Rodrigues. Lima, Regina Célia Villaça Lima. Dia-a-Dia do Professor. São Paulo: FAPI LTDA. Vol. 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário