PROJETO: HORA DO FOLCLORE
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA III
CARLA VILASBOA BEZERRA
Projeto desenvolvido com
os alunos da Pré Escola I, do período matutino.
Projeto desenvolvido no Centro Educacional Municipal Criança
Esperança III, sob a orientação da coordenadora Sidnéia Garcia Pereira e
planejamento da professora Carla Vilasboa Bezerra.
Rio Brilhante – MS, 2012
Distrito de Prudêncio Thomaz
Duração do Projeto: 02/08 a 30/08/2012
Problemática:
A carência ao resgate da cultura
folclórica brasileira, bem como suas brincadeiras de roda, cantigas populares, jogos,
lendas e mitos folclóricos que devem ser preservados como sendo um valioso
tesouro da cultura popular e cultivado pelas gerações futuras.
Justificativa:
Promover o
desenvolvimento integral dos alunos, dentro de um espaço educativo com
propostas lúdicas e tecnológicas. Como agosto é o mês do Folclore, foram trabalhados
com os alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, bem como sua
cultura e crenças populares, pois esta é a
melhor maneira de evidenciar o folclore e fazer com que permaneça viva
nas gerações futuras, ampliando o conhecimento, a compreensão e análise das
conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de
se preservar as tradições de um povo.
Objetivo Geral:
* Ter conhecimento do Folclore
brasileiro, identificando suas características e valores.
Objetivo Específico:
* Resgatar a importância do Folclore,
suas tradições, brincadeiras e músicas;
* Estimular a criança e sua
imaginação;
* Valorizar o folclore brasileiro.
Conteúdos:
* Língua Portuguesa (linguagem oral);
* Lendas do Folclore Brasileiro;
* Ilustrações em desenho e pintura do
Folclore.
Disciplinas envolvidas:
* Língua portuguesa;
* História;
* Artes.
Metodologia /procedimentos:
* Fazer uma roda de conversa sobre o
tema; contando histórias e
lendas e recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem (o que sabem, o
que não sabem e o que gostariam de saber);
* Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas,
brincadeiras, adivinhas;
* Contar a
história do Saci Pererê, da Mula sem cabeça, da Iara, do Lobisomem, do Boi
Tatá, do Curupira, explicando suas características físicas, seus valores e
atitudes;
* Desenho livre do personagem do Folclore;
*
Apresentação em sala de aula do DVD: “Lendas do Folclore Brasileiro”;
* Trabalhar trava-línguas;
*
Formas geométricas, com desenhos dos personagens do Folclore;
*
Parlendas;
*
Cantigas de rodas folclóricas;
* Apresentação do software da “Emília
e o Folclore”, com o interagir das crianças nos jogos e histórias folclóricas
em desenho;
*
Modelagem com massinha dos personagens do Folclore
*
Contar, recontar e reproduzir as lendas oralmente e através dos
fantoches;
Recursos utilizados:
* Televisão;
* Aparelho de DVD;
* Câmera digital;
* Caixa amplificada;
* Computador;
* Aparelho de DVD;
* Câmera digital;
* Caixa amplificada;
* Computador;
* Massinha;
* Blocos Lógicos;
* Materiais didáticos (lápis de cor, giz de cera, e.v.a
colorido, cola, tesoura);
* Livro didático;
* Fantoches.
Avaliação:
A avaliação será contínua, avaliando
a participação, o desenvolvimento do aluno
Frente às atividades propostas.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado:
Será através
da exposição dos trabalhos das crianças;
Da
apresentação dramatizada dos fantoches;
Apresentação do projeto no blog da
escola C.E.M. Criança Esperança III
Referências:
MEGALE, Nilza B. Folclore Brasileiro. Rio de
Janeiro: Vozes, 2001.
PINTO, Gerusa Rodrigues. Lima, Regina Célia Villaça
Lima. Dia-a-Dia do Professor. São
Paulo: FAPI LTDA. Vol. 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário