Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Projeto: Tratamento de informações
Distrito de Prudêncio Thomaz - MS
2012
Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Diretora: Alenice Pereira Ribeiro
Coordenadora: Sidinéia Garcia Pereira
Professora: Gisele Moreira dos Santos
Professor: Rodrigo de Cássio Silva Hahn
Tratamento
de informações
Projeto
educacional a ser desenvolvido no 3º ano, do Ensino Fundamental I turma B,
turno matutino e no 4º ano, do Ensino Fundamental I turma D turno vespertino,
da Escola Municipal Criança Esperança III.
Distrito de Prudêncio Thomaz - MS
De agosto à outubro de 2012
Sumário
Justificativa
______________________________________________________________ 4
Objetivos
________________________________________________________________ 5
Metodologia
_____________________________________________________________ 6
Cronograma
_____________________________________________________________ 7
Avaliação
_______________________________________________________________ 10
Referências
bibliográficas __________________________________________________ 11
Anexos
_________________________________________________________________ 12
Justificativa
Nossa
escola está localizada no Distrito de Prudêncio Thomaz, Município de Rio
Brilhante – MS, atualmente atendemos aproximadamente 510 alunos das mais
variadas condições de aprendizagem, tendo em vista essa situação e as
dificuldades de leitura e interpretação de dados, resolvemos elaborar e
executar o presente projeto.
Os
educando possuem grandes dificuldades para ler e interpretar informações que
lhes são oferecidas, sendo assim vemos a importância de propicia-los técnicas
e/ou sugestões para que possam sanar essas dificuldades, onde num primeiro
momento os alunos coletarão dados no ambiente escolar, organizarão essas
informações, através de tabelas, finalizando a primeira etapa com atividades
relacionadas ao material originado da coleta de dados. Posteriormente serão
elaborados gráficos de barra e atividades.
O
projeto abordará um item que é previsto em nossa Proposta Pedagógica
“Tratamento de informações”.
Segundo
Abrantes(1999, p. 99), muitos pesquisadores tem investigado a percepção dos
estudantes com relação à coleta de dados e sua apresentação por meio de
gráficos e tabelas e consideram que há três níveis progressivos de compreensão.
Com base nesses estudos, é possível estabelecer conteúdos adequados a cada nível de escolaridade.
Para
elaboração deste projetos, consultamos alguns autores que nos citam a
importância da leitura de dados e/ou informações através de tabelas e gráficos.
Mônica
Cerbella Freire Mandarino – Doutora em Educação, enfatiza: “Um ensino de matemática
voltado para a compreensão e intervenção social, os Parâmetros Curriculares
Nacionais, em 1996, propõem a inclusão, nos currículos de Matemática, de novo
bloco de conteúdos denominado tratamento de informações... Além de ser
necessário saber ler e analisar criticamente resultados de pesquisas e fazer
inferências com base em suas informações, é importante também que sejamos
capazes de produzir informações, ou seja, coletar, organizar, confrontar, fazer
previsões e tomar decisões a partir de dados numéricos...”
Atualmente
os recursos de leitura, as mídias, as tecnologias, nos proporcionam uma grande
quantidade de leitura visual, em todos os campos do saber, todavia é necessário
preparar e educar os alunos para a leitura do mundo e da sociedade.
4
Objetivos
Ampliar
as possibilidades de coleta, organização, leitura e interpretação de dados,
possibilitando a construção de tabelas e gráficos.
Objetivo geral
Proporcionar
o conhecimento aos alunos sobre o conteúdo – “Tratamento de Informações”, desenvolvendo
a leitura e interpretação de informações através de tabelas e gráficos.
Objetivo específico
·
Coletar os dados no ambiente escolar
organiza-los em tabelas e posteriormente em gráficos;
·
Estimular os alunos (as) a ler e interpretar
tabelas e gráficos;
·
Resolver situações problema envolvendo o
conteúdo abordado;
·
Desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.
5
Metodologia
As aulas serão divididas em
teóricas e práticas:
Teóricas:
- Conversa informal sobre o tema;
- Apresentação de tabelas e gráficos com explicação,
- Leitura;
- Atividades de leitura e interpretação (oral);
Práticas:
- Coleta de dados pelos alunos, na própria sala de aula;
- Elaboração de tabelas, nas quais serão organizados os dados coletados;
- Organização de dados coletados em tabelas;
- Atividades escritas com interpretação de tabelas;
- Elaboração de gráficos com os dados organizados, anteriormente em tabelas;
- Atividades escritas com interpretação de gráficos;
- Avaliação escrita.
METODOLOGIA - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Estimular os professores envolvidos no
projeto “Tratamento de Informações” a desenvolver o projeto, pois o mesmo busca
desenvolver a leitura e análise critica de dados e informações através de
tabelas e gráficos.
Auxiliar na pesquisa, no planejamento e
na pratica das ações, buscando oferecer sempre que solicitado os materiais
necessários no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Acompanhar as atividades aplicadas aos
alunos e interagir durante todo o desenvolvimento do projeto de forma a atender
satisfatoriamente as necessidades dos professores e alunos envolvidos no
projeto.
6
Cronograma
Data
|
Turma
|
H/A
|
O que fazer
|
06/08 à 09/08
|
|
16
|
·
Estudo e pesquisa sobre o tema “Tratamento de
Informações”.
|
10/08 à 13/08
|
|
8
|
·
Elaboração e revisão do projeto.
|
14/08
16/08
|
3º B
4º C
|
2
2
|
·
Preparação do ambiente para realização das
explicações e apresentação de gráficos e tabelas.
|
21/08
23/08
|
3º B
4º D
|
2
2
|
·
Explicação de como serão realizados os
trabalhos;
Apresentação
de modelos de tabelas e gráficos, impressos.
|
28/08
30/08
|
3º B
4º D
|
2
2
|
·
Coleta de dados ( na própria sala);
|
04/09
06/09
|
3º B
4º D
|
2
2
|
·
Organização dos dados coletados em tabelas;
|
11/09
13/09
|
3º B
4º D
|
2
2
|
·
Explicações sobre leitura e interpretação de
tabelas ;
|
18/09
20/09
|
3º B
4º D
|
2
2
|
·
Atividades com leitura e interpretação de
tabela, posteriormente correção coletiva;
|
7
25/09
27/09
|
3º B
4º D
|
2
2
|
·
Organização dos dados em gráficos;
|
02/10
04/10
|
3º B
4º D
|
2
2
|
·
Atividades com leitura e interpretação de
gráficos, posteriormente correção coletiva;
|
09/10
18/10
|
3º B
4º D
|
2
2
|
° A avaliação
será através das atividades propostas e interação do aluno no decorrer do
projeto.
·
Avaliação escrita sobre leitura e
interpretação de tabelas e gráficos.
|
4ºano “D”
vespertino
Coordenadora:
Sidinéia Garcia Pereira
CRONOGRAMA
|
||
Data da
execução
|
Quantidade de
aulas utilizadas e disciplina
|
Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
|
06/08 à 18/10/12
|
6 horas
|
Acompanhar a execução das ações realizadas no decorrer de todo o
desenvolvimento do projeto.
|
06/08/12
|
2 horas
|
- Estudar e
pesquisar sobre o tema “Tratamento de Informações”.
|
10/08/12
|
1 hora
|
- conversar informalmente com os professores incentivando e se
disponibilizando para a execução do projeto e algumas de suas ações.
|
13/08/12
|
4 horas
|
Leitura e acompanhamento da elaboração do Projeto “Tratamento de
Informações”, organização das ideias e a estruturação do mesmo.
|
20/09/12
|
1hora
|
Observar os trabalhos realizados com os alunos em sala de aula.
|
04/10/12
|
1 hora
|
Acompanhar e observar as atividades realizadas em sala pelos alunos.
|
18/10/12
|
2 horas
|
Acompanhar a avaliação escrita aplicada aos alunos.
|
18/10/12
|
2 horas
|
Avaliar o desenvolvimento do projeto, a participação e aprendizagem
alcançadas a partir do projeto.
|
9
Avaliação
A avaliação será continuada do início do
projeto até sua finalização, os alunos serão avaliados através da participação
e interação nas aulas práticas e teóricas, conforme o desempenho que cada aluno
terá na disciplina de matemática, assim como a freqüência dos mesmos nas aulas
destinadas ao desenvolvimento do projeto.
Também
será avaliado se os alunos atingiram os resultados propostos nos objetivos, e
principalmente o desenvolvimento integral do aluno.
Ao
final será feita uma avaliação escrita com questões que envolvam o tema
“Tratamento de Informações”.
AVALIAÇÃO DA COORDENADORA
A avaliação foi a partir da observação
da participação, do desenvolvimento das ações, do resultado dos registros e
avaliações realizados pelos alunos,
10
Referências:
·
Coleção Explorando o Ensino, vol. 17,
Matemática, PDE, Ministério da Educação;
·
TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática,
Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
·
SMOLE,Kátia Stocco. DINIZ,Maia Ignez. Ler,
escrever e resolver problemas.São Paulo, Ed. Artimed, 2001.
·
VIANA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional.
São Paulo, Ed. Ibrasa, 2000.
·
Livro Pró
– Letramento, Programa de Formação Continuada de Professores dos anos iniciais
do Ensino Fundamental, Brasília, 2008.
11
Anexos
12
PARECER TÉCNICO
DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
O Projeto Tratamento de Informação
tem aprovação da diretora Alenice Ribeiro Pereira e da coordenadora Sidinéia
Garcia Pereira em seu parecer técnico pedagógico, pois o mesmo desenvolveu de
forma significativa a aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo tratamento de informações,
o qual é muito importante na resolução de situações problemas envolvendo
tabelas e gráficos, sendo o mesmo muito utilizado em todas as áreas de
conhecimentos, o projeto estimulou a leitura e interpretação do conteúdo
abordado, visando desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.
____________________________
Diretora Alenice Ribeiro Pereira
______________________________
Coordenadora Sidinéia Garcia
Pereira
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