quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES


Centro Educacional Municipal Criança Esperança III

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto: Tratamento de informações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distrito de Prudêncio Thomaz - MS

2012

 

Centro Educacional Municipal Criança Esperança III

Centro Educacional Municipal Criança Esperança III

Diretora: Alenice Pereira Ribeiro

Coordenadora: Sidinéia Garcia Pereira

Professora: Gisele Moreira dos Santos

Professor: Rodrigo de Cássio Silva Hahn

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                           

 

Tratamento de informações

Projeto educacional a ser desenvolvido no 3º ano, do Ensino Fundamental I turma B, turno matutino e no 4º ano, do Ensino Fundamental I turma D turno vespertino, da Escola Municipal Criança Esperança III.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distrito de Prudêncio Thomaz - MS

De agosto à outubro de 2012

 

Sumário

 

Justificativa ______________________________________________________________  4

Objetivos ________________________________________________________________  5

Metodologia _____________________________________________________________   6

Cronograma _____________________________________________________________   7

Avaliação _______________________________________________________________  10

Referências bibliográficas __________________________________________________  11

Anexos _________________________________________________________________  12


Justificativa

 

Nossa escola está localizada no Distrito de Prudêncio Thomaz, Município de Rio Brilhante – MS, atualmente atendemos aproximadamente 510 alunos das mais variadas condições de aprendizagem, tendo em vista essa situação e as dificuldades de leitura e interpretação de dados, resolvemos elaborar e executar o presente projeto.

Os educando possuem grandes dificuldades para ler e interpretar informações que lhes são oferecidas, sendo assim vemos a importância de propicia-los técnicas e/ou sugestões para que possam sanar essas dificuldades, onde num primeiro momento os alunos coletarão dados no ambiente escolar, organizarão essas informações, através de tabelas, finalizando a primeira etapa com atividades relacionadas ao material originado da coleta de dados. Posteriormente serão elaborados gráficos de barra e atividades.

O projeto abordará um item que é previsto em nossa Proposta Pedagógica “Tratamento de informações”.

Segundo Abrantes(1999, p. 99), muitos pesquisadores tem investigado a percepção dos estudantes com relação à coleta de dados e sua apresentação por meio de gráficos e tabelas e consideram que há três níveis progressivos de compreensão. Com base nesses estudos, é possível estabelecer conteúdos adequados  a cada nível de escolaridade.

Para elaboração deste projetos, consultamos alguns autores que nos citam a importância da leitura de dados e/ou informações através de tabelas e gráficos.

Mônica Cerbella Freire Mandarino – Doutora em Educação, enfatiza: “Um ensino de matemática voltado para a compreensão e intervenção social, os Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1996, propõem a inclusão, nos currículos de Matemática, de novo bloco de conteúdos denominado tratamento de informações... Além de ser necessário saber ler e analisar criticamente resultados de pesquisas e fazer inferências com base em suas informações, é importante também que sejamos capazes de produzir informações, ou seja, coletar, organizar, confrontar, fazer previsões e tomar decisões a partir de dados numéricos...”

Atualmente os recursos de leitura, as mídias, as tecnologias, nos proporcionam uma grande quantidade de leitura visual, em todos os campos do saber, todavia é necessário preparar e educar os alunos para a leitura do mundo e da sociedade.

      4

Objetivos

 

Ampliar as possibilidades de coleta, organização, leitura e interpretação de dados, possibilitando a construção de tabelas e gráficos.

 

Objetivo geral

Proporcionar o conhecimento aos alunos sobre o conteúdo – “Tratamento de Informações”, desenvolvendo a leitura e interpretação de informações através de tabelas e gráficos.

 

Objetivo específico

 

·                     Coletar os dados no ambiente escolar organiza-los em tabelas e posteriormente em gráficos;

·                     Estimular os alunos (as) a ler e interpretar tabelas e gráficos;

·                     Resolver situações problema envolvendo o conteúdo abordado;

·                      Desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.

 

5

Metodologia

            As aulas serão divididas em teóricas e práticas:

 

Teóricas:

  • Conversa informal sobre o tema;

  • Apresentação de tabelas e gráficos com explicação,
  • Leitura;
  •  Atividades de leitura e interpretação (oral);

 

Práticas:

  • Coleta de dados pelos alunos, na própria sala de aula;
  • Elaboração de tabelas, nas quais serão organizados os dados coletados;
  • Organização de dados coletados em tabelas;
  • Atividades escritas com interpretação de tabelas;
  • Elaboração de gráficos com os dados organizados, anteriormente em tabelas;
  • Atividades escritas com interpretação de gráficos;
  • Avaliação escrita.
 

METODOLOGIA - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

 

       Estimular os professores envolvidos no projeto “Tratamento de Informações” a desenvolver o projeto, pois o mesmo busca desenvolver a leitura e análise critica de dados e informações através de tabelas e gráficos.

       Auxiliar na pesquisa, no planejamento e na pratica das ações, buscando oferecer sempre que solicitado os materiais necessários no decorrer do desenvolvimento do projeto.

      Acompanhar as atividades aplicadas aos alunos e interagir durante todo o desenvolvimento do projeto de forma a atender satisfatoriamente as necessidades dos professores e alunos envolvidos no projeto.

                                                                                                                                                  6

Cronograma

Data
Turma
     H/A
O que fazer
06/08 à 09/08
 
16
·         Estudo e pesquisa sobre o tema “Tratamento de Informações”.
10/08 à 13/08
 
8
·         Elaboração e revisão do projeto.
14/08
 
16/08
 
             
3º B
 
4º C
 
 
2
 
2
 
 
·         Preparação do ambiente para realização das explicações e apresentação de gráficos e tabelas.
21/08
 
23/08
 
 
3º B
 
4º D
2
 
2
·         Explicação de como serão realizados os trabalhos;
Apresentação de modelos de tabelas e gráficos, impressos.
 
28/08
 
30/08
 
3º B
 
4º D
2
 
2
 
 
·         Coleta de dados ( na própria sala);
 
04/09
 
06/09
 
3º B
 
4º D
2
 
2
 
·         Organização dos dados coletados em tabelas;
 
11/09
 
13/09
 
3º B
 
4º D
2
 
2
 
·         Explicações sobre leitura e interpretação de tabelas ;
 
18/09
 
20/09
 
3º B
 
4º D
2
 
2
 
·         Atividades com leitura e interpretação de tabela, posteriormente correção coletiva;
 

7

25/09
 
27/09
 
3º B
 
4º D
2
 
2
 
·         Organização dos dados em gráficos;
 
02/10
 
04/10
 
3º B
 
4º D
2
 
2
·         Atividades com leitura e interpretação de gráficos, posteriormente correção coletiva;
 
   09/10
 
18/10
 
3º B
 
4º D
2
 
2
°   A avaliação será através das atividades propostas e interação do aluno no decorrer do projeto.
·         Avaliação escrita sobre leitura e interpretação de tabelas e gráficos.
 

 

Turmas:  3ºano “B”matutino
                 4ºano “D” vespertino                                                Coordenadora: Sidinéia Garcia Pereira
 
CRONOGRAMA                                                                             
Data da execução
Quantidade de aulas utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia
06/08 à 18/10/12
6 horas
 
Acompanhar a execução das ações realizadas no decorrer de todo o desenvolvimento do projeto.
06/08/12
2 horas
- Estudar e pesquisar sobre o tema “Tratamento de Informações”.
10/08/12
1 hora
- conversar informalmente com os professores incentivando e se disponibilizando para a execução do projeto e algumas de suas ações.
13/08/12
4 horas
Leitura e acompanhamento da elaboração do Projeto “Tratamento de Informações”, organização das ideias e a estruturação do mesmo.
20/09/12
1hora
Observar os trabalhos realizados com os alunos em sala de aula.
04/10/12
1 hora
Acompanhar e observar as atividades realizadas em sala pelos alunos.
18/10/12
2 horas
Acompanhar a avaliação escrita aplicada aos alunos.
18/10/12
2 horas
Avaliar o desenvolvimento do projeto, a participação e aprendizagem alcançadas a partir do projeto.


9

Avaliação

 

      A avaliação será continuada do início do projeto até sua finalização, os alunos serão avaliados através da participação e interação nas aulas práticas e teóricas, conforme o desempenho que cada aluno terá na disciplina de matemática, assim como a freqüência dos mesmos nas aulas destinadas ao desenvolvimento do projeto.

Também será avaliado se os alunos atingiram os resultados propostos nos objetivos, e principalmente o desenvolvimento integral do aluno.

Ao final será feita uma avaliação escrita com questões que envolvam o tema “Tratamento de Informações”.

 

AVALIAÇÃO DA COORDENADORA

 

         A avaliação foi a partir da observação da participação, do desenvolvimento das ações, do resultado dos registros e avaliações realizados pelos alunos,
 

10

Referências:

 

·         Coleção Explorando o Ensino, vol. 17, Matemática, PDE, Ministério da Educação;

·         TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática, Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;

·         SMOLE,Kátia Stocco. DINIZ,Maia Ignez. Ler, escrever e resolver problemas.São Paulo, Ed. Artimed, 2001.

·         VIANA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional. São Paulo, Ed. Ibrasa, 2000.

·          Livro Pró – Letramento, Programa de Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Brasília, 2008.

 

11   

Anexos
 

12

                  PARECER TÉCNICO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

 

 

            O Projeto Tratamento de Informação tem aprovação da diretora Alenice Ribeiro Pereira e da coordenadora Sidinéia Garcia Pereira em seu parecer técnico pedagógico, pois o mesmo desenvolveu de forma significativa a aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo tratamento de informações, o qual é muito importante na resolução de situações problemas envolvendo tabelas e gráficos, sendo o mesmo muito utilizado em todas as áreas de conhecimentos, o projeto estimulou a leitura e interpretação do conteúdo abordado, visando desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.


 

____________________________

 

Diretora Alenice Ribeiro Pereira

 

 

______________________________

Coordenadora Sidinéia Garcia Pereira

 

 







 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário