quarta-feira, 14 de novembro de 2012

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Centro Educacional Municipal Criança Esperança III














Projeto: Tratamento de informações















Distrito de Prudêncio Thomaz - MS
2012

Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Diretora: Alenice Pereira Ribeiro
Coordenadora: Sidinéia Garcia Pereira
Professora: Gisele Moreira dos Santos
Professor: Rodrigo de Cássio Silva Hahn








Tratamento de informações
Projeto educacional a ser desenvolvido no 3º ano, do Ensino Fundamental I turma B, turno matutino e no 4º ano, do Ensino Fundamental I turma D turno vespertino, da Escola Municipal Criança Esperança III.










Distrito de Prudêncio Thomaz - MS
De agosto à outubro de 2012

Sumário

Justificativa ______________________________________________________________ 4
Objetivos ________________________________________________________________ 5
Metodologia _____________________________________________________________ 6
Cronograma _____________________________________________________________ 7
Avaliação _______________________________________________________________ 10
Referências bibliográficas __________________________________________________ 11
Anexos _________________________________________________________________ 12
 

Justificativa

Nossa escola está localizada no Distrito de Prudêncio Thomaz, Município de Rio Brilhante – MS, atualmente atendemos aproximadamente 510 alunos das mais variadas condições de aprendizagem, tendo em vista essa situação e as dificuldades de leitura e interpretação de dados, resolvemos elaborar e executar o presente projeto.
Os educando possuem grandes dificuldades para ler e interpretar informações que lhes são oferecidas, sendo assim vemos a importância de propicia-los técnicas e/ou sugestões para que possam sanar essas dificuldades, onde num primeiro momento os alunos coletarão dados no ambiente escolar, organizarão essas informações, através de tabelas, finalizando a primeira etapa com atividades relacionadas ao material originado da coleta de dados. Posteriormente serão elaborados gráficos de barra e atividades.
O projeto abordará um item que é previsto em nossa Proposta Pedagógica “Tratamento de informações”.
Segundo Abrantes(1999, p. 99), muitos pesquisadores tem investigado a percepção dos estudantes com relação à coleta de dados e sua apresentação por meio de gráficos e tabelas e consideram que há três níveis progressivos de compreensão. Com base nesses estudos, é possível estabelecer conteúdos adequados a cada nível de escolaridade.
Para elaboração deste projetos, consultamos alguns autores que nos citam a importância da leitura de dados e/ou informações através de tabelas e gráficos.
Mônica Cerbella Freire Mandarino – Doutora em Educação, enfatiza: “Um ensino de matemática voltado para a compreensão e intervenção social, os Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1996, propõem a inclusão, nos currículos de Matemática, de novo bloco de conteúdos denominado tratamento de informações... Além de ser necessário saber ler e analisar criticamente resultados de pesquisas e fazer inferências com base em suas informações, é importante também que sejamos capazes de produzir informações, ou seja, coletar, organizar, confrontar, fazer previsões e tomar decisões a partir de dados numéricos...”
Atualmente os recursos de leitura, as mídias, as tecnologias, nos proporcionam uma grande quantidade de leitura visual, em todos os campos do saber, todavia é necessário preparar e educar os alunos para a leitura do mundo e da sociedade.


4
Objetivos

Ampliar as possibilidades de coleta, organização, leitura e interpretação de dados, possibilitando a construção de tabelas e gráficos.

Objetivo geral
Proporcionar o conhecimento aos alunos sobre o conteúdo – “Tratamento de Informações”, desenvolvendo a leitura e interpretação de informações através de tabelas e gráficos.


Objetivo específico

  • Coletar os dados no ambiente escolar organiza-los em tabelas e posteriormente em gráficos;
  • Estimular os alunos (as) a ler e interpretar tabelas e gráficos;
  • Resolver situações problema envolvendo o conteúdo abordado;
  • Desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.
5
Metodologia
As aulas serão divididas em teóricas e práticas:

Teóricas:
  • Conversa informal sobre o tema;
  • Apresentação de tabelas e gráficos com explicação,
  • Leitura;
  • Atividades de leitura e interpretação (oral);

Práticas:
  • Coleta de dados pelos alunos, na própria sala de aula;
  • Elaboração de tabelas, nas quais serão organizados os dados coletados;
  • Organização de dados coletados em tabelas;
  • Atividades escritas com interpretação de tabelas;
  • Elaboração de gráficos com os dados organizados, anteriormente em tabelas;
  • Atividades escritas com interpretação de gráficos;
  • Avaliação escrita.


METODOLOGIA - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Estimular os professores envolvidos no projeto “Tratamento de Informações” a desenvolver o projeto, pois o mesmo busca desenvolver a leitura e análise critica de dados e informações através de tabelas e gráficos.
Auxiliar na pesquisa, no planejamento e na pratica das ações, buscando oferecer sempre que solicitado os materiais necessários no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Acompanhar as atividades aplicadas aos alunos e interagir durante todo o desenvolvimento do projeto de forma a atender satisfatoriamente as necessidades dos professores e alunos envolvidos no projeto.
6
Cronograma
Data
Turma
H/A
O que fazer
06/08 à 09/08

16
  • Estudo e pesquisa sobre o tema “Tratamento de Informações”.
10/08 à 13/08

8
  • Elaboração e revisão do projeto.
14/08

16/08

3º B

4º C


2

2


  • Preparação do ambiente para realização das explicações e apresentação de gráficos e tabelas.
21/08

23/08


3º B

4º D
2

2
  • Explicação de como serão realizados os trabalhos;
Apresentação de modelos de tabelas e gráficos, impressos.

28/08

30/08

3º B

4º D
2

2


  • Coleta de dados ( na própria sala);

04/09

06/09

3º B

4º D
2

2

  • Organização dos dados coletados em tabelas;

11/09

13/09

3º B

4º D
2

2

  • Explicações sobre leitura e interpretação de tabelas ;

18/09

20/09

3º B

4º D
2

2

  • Atividades com leitura e interpretação de tabela, posteriormente correção coletiva;




7
25/09

27/09

3º B

4º D
2

2

  • Organização dos dados em gráficos;

02/10

04/10

3º B

4º D
2

2
  • Atividades com leitura e interpretação de gráficos, posteriormente correção coletiva;

09/10

18/10

3º B

4º D
2

2
° A avaliação será através das atividades propostas e interação do aluno no decorrer do projeto.
  • Avaliação escrita sobre leitura e interpretação de tabelas e gráficos.




Turmas: 3ºano “B”matutino
4ºano “D” vespertino Coordenadora: Sidinéia Garcia Pereira
CRONOGRAMA
Data da execução
Quantidade de aulas utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia
06/08 à 18/10/12
6 horas

Acompanhar a execução das ações realizadas no decorrer de todo o desenvolvimento do projeto.
06/08/12
2 horas
- Estudar e pesquisar sobre o tema “Tratamento de Informações”.
10/08/12
1 hora
- conversar informalmente com os professores incentivando e se disponibilizando para a execução do projeto e algumas de suas ações.
13/08/12
4 horas
Leitura e acompanhamento da elaboração do Projeto “Tratamento de Informações”, organização das ideias e a estruturação do mesmo.
20/09/12
1hora
Observar os trabalhos realizados com os alunos em sala de aula.
04/10/12
1 hora
Acompanhar e observar as atividades realizadas em sala pelos alunos.
18/10/12
2 horas
Acompanhar a avaliação escrita aplicada aos alunos.
18/10/12
2 horas
Avaliar o desenvolvimento do projeto, a participação e aprendizagem alcançadas a partir do projeto.
 
9
Avaliação

A avaliação será continuada do início do projeto até sua finalização, os alunos serão avaliados através da participação e interação nas aulas práticas e teóricas, conforme o desempenho que cada aluno terá na disciplina de matemática, assim como a freqüência dos mesmos nas aulas destinadas ao desenvolvimento do projeto.
Também será avaliado se os alunos atingiram os resultados propostos nos objetivos, e principalmente o desenvolvimento integral do aluno.
Ao final será feita uma avaliação escrita com questões que envolvam o tema “Tratamento de Informações”.

 
AVALIAÇÃO DA COORDENADORA

A avaliação foi a partir da observação da participação, do desenvolvimento das ações, do resultado dos registros e avaliações realizados pelos alunos,

 
10
Referências:

  • Coleção Explorando o Ensino, vol. 17, Matemática, PDE, Ministério da Educação;
  • TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática, Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
  • SMOLE,Kátia Stocco. DINIZ,Maia Ignez. Ler, escrever e resolver problemas.São Paulo, Ed. Artimed, 2001.
  • VIANA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional. São Paulo, Ed. Ibrasa, 2000.
  • Livro Pró – Letramento, Programa de Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Brasília, 2008.
     

11
 


Anexos
 

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