Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Projeto: Tratamento de informações
Distrito de Prudêncio Thomaz - MS
2012
Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Diretora: Alenice Pereira Ribeiro
Coordenadora: Sidinéia Garcia Pereira
Professora: Gisele Moreira dos Santos
Professor: Rodrigo de Cássio Silva Hahn
Tratamento de informações
Projeto educacional a ser desenvolvido no 3º ano, do Ensino
Fundamental I turma B, turno matutino e no 4º ano, do Ensino
Fundamental I turma D turno vespertino, da Escola Municipal Criança
Esperança III.
Distrito de Prudêncio Thomaz - MS
De agosto à outubro de 2012
Sumário
Justificativa
______________________________________________________________ 4
Objetivos
________________________________________________________________ 5
Metodologia
_____________________________________________________________ 6
Cronograma
_____________________________________________________________ 7
Avaliação
_______________________________________________________________ 10
Referências
bibliográficas __________________________________________________
11
Anexos
_________________________________________________________________ 12
Justificativa
Nossa escola está localizada no Distrito de Prudêncio Thomaz,
Município de Rio Brilhante – MS, atualmente atendemos
aproximadamente 510 alunos das mais variadas condições de
aprendizagem, tendo em vista essa situação e as dificuldades de
leitura e interpretação de dados, resolvemos elaborar e executar o
presente projeto.
Os educando possuem grandes dificuldades para ler e interpretar
informações que lhes são oferecidas, sendo assim vemos a
importância de propicia-los técnicas e/ou sugestões para que
possam sanar essas dificuldades, onde num primeiro momento os alunos
coletarão dados no ambiente escolar, organizarão essas informações,
através de tabelas, finalizando a primeira etapa com atividades
relacionadas ao material originado da coleta de dados. Posteriormente
serão elaborados gráficos de barra e atividades.
O projeto abordará um item que é previsto em nossa Proposta
Pedagógica “Tratamento de informações”.
Segundo Abrantes(1999, p. 99), muitos pesquisadores tem investigado a
percepção dos estudantes com relação à coleta de dados e sua
apresentação por meio de gráficos e tabelas e consideram que há
três níveis progressivos de compreensão. Com base nesses estudos,
é possível estabelecer conteúdos adequados a cada nível de
escolaridade.
Para elaboração deste projetos, consultamos alguns autores que nos
citam a importância da leitura de dados e/ou informações através
de tabelas e gráficos.
Mônica Cerbella Freire Mandarino – Doutora em Educação,
enfatiza: “Um ensino de matemática voltado para a compreensão e
intervenção social, os Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1996,
propõem a inclusão, nos currículos de Matemática, de novo bloco
de conteúdos denominado tratamento de informações... Além de ser
necessário saber ler e analisar criticamente resultados de pesquisas
e fazer inferências com base em suas informações, é importante
também que sejamos capazes de produzir informações, ou seja,
coletar, organizar, confrontar, fazer previsões e tomar decisões a
partir de dados numéricos...”
Atualmente os recursos de leitura, as mídias, as tecnologias, nos
proporcionam uma grande quantidade de leitura visual, em todos os
campos do saber, todavia é necessário preparar e educar os alunos
para a leitura do mundo e da sociedade.
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Objetivos
Ampliar as possibilidades de coleta, organização, leitura e
interpretação de dados, possibilitando a construção de tabelas e
gráficos.
Objetivo
geral
Proporcionar o conhecimento aos alunos sobre o conteúdo –
“Tratamento de Informações”, desenvolvendo a leitura e
interpretação de informações através de tabelas e gráficos.
Objetivo
específico
- Coletar os dados no ambiente escolar organiza-los em tabelas e posteriormente em gráficos;
- Estimular os alunos (as) a ler e interpretar tabelas e gráficos;
- Resolver situações problema envolvendo o conteúdo abordado;
- Desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.
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Metodologia
As aulas serão divididas em teóricas e práticas:
Teóricas:
- Conversa informal sobre o tema;
- Apresentação de tabelas e gráficos com explicação,
- Leitura;
- Atividades de leitura e interpretação (oral);
Práticas:
- Coleta de dados pelos alunos, na própria sala de aula;
- Elaboração de tabelas, nas quais serão organizados os dados coletados;
- Organização de dados coletados em tabelas;
- Atividades escritas com interpretação de tabelas;
- Elaboração de gráficos com os dados organizados, anteriormente em tabelas;
- Atividades escritas com interpretação de gráficos;
- Avaliação escrita.
METODOLOGIA - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Estimular os professores envolvidos no projeto “Tratamento
de Informações” a desenvolver o projeto, pois o mesmo busca
desenvolver a leitura e análise critica de dados e informações
através de tabelas e gráficos.
Auxiliar na pesquisa, no planejamento e na pratica das ações,
buscando oferecer sempre que solicitado os materiais necessários no
decorrer do desenvolvimento do projeto.
Acompanhar as atividades aplicadas aos alunos e interagir
durante todo o desenvolvimento do projeto de forma a atender
satisfatoriamente as necessidades dos professores e alunos envolvidos
no projeto.
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Cronograma
Data
|
Turma
|
H/A
|
O que fazer
|
06/08 à 09/08
|
16
|
|
|
10/08 à 13/08
|
8
|
|
|
14/08
16/08
|
3º B
4º C
|
2
2
|
|
21/08
23/08
|
3º B
4º D
|
2
2
|
Apresentação de modelos de tabelas e gráficos, impressos.
|
28/08
30/08
|
3º B
4º D
|
2
2
|
|
04/09
06/09
|
3º B
4º D
|
2
2
|
|
11/09
13/09
|
3º B
4º D
|
2
2
|
|
18/09
20/09
|
3º B
4º D
|
2
2
|
|
7
25/09
27/09
|
3º B
4º D
|
2
2
|
|
02/10
04/10
|
3º B
4º D
|
2
2
|
|
09/10
18/10
|
3º B
4º D
|
2
2
|
° A avaliação será através das atividades propostas e
interação do aluno no decorrer do projeto.
|
4ºano “D” vespertino
Coordenadora: Sidinéia Garcia Pereira
CRONOGRAMA
|
||
Data da execução
|
Quantidade de aulas utilizadas
e disciplina
|
Ações a serem desenvolvidas a
cada dia
|
06/08 à 18/10/12
|
6 horas
|
Acompanhar a execução das ações
realizadas no decorrer de todo o desenvolvimento do projeto.
|
06/08/12
|
2 horas
|
- Estudar e pesquisar sobre o tema “Tratamento
de Informações”.
|
10/08/12
|
1 hora
|
- conversar informalmente com os
professores incentivando e se disponibilizando para a execução
do projeto e algumas de suas ações.
|
13/08/12
|
4 horas
|
Leitura e acompanhamento da
elaboração do Projeto “Tratamento de Informações”,
organização das ideias e a estruturação do mesmo.
|
20/09/12
|
1hora
|
Observar os trabalhos realizados
com os alunos em sala de aula.
|
04/10/12
|
1 hora
|
Acompanhar e observar as
atividades realizadas em sala pelos alunos.
|
18/10/12
|
2 horas
|
Acompanhar a avaliação escrita
aplicada aos alunos.
|
18/10/12
|
2 horas
|
Avaliar o desenvolvimento do
projeto, a participação e aprendizagem alcançadas a partir do
projeto.
|
9
Avaliação
A avaliação será continuada do início do projeto até sua
finalização, os alunos serão avaliados através da participação
e interação nas aulas práticas e teóricas, conforme o desempenho
que cada aluno terá na disciplina de matemática, assim como a
freqüência dos mesmos nas aulas destinadas ao desenvolvimento do
projeto.
Também será avaliado se os alunos atingiram os resultados propostos
nos objetivos, e principalmente o desenvolvimento integral do aluno.
Ao final será feita uma avaliação escrita com questões que
envolvam o tema “Tratamento de Informações”.
AVALIAÇÃO DA COORDENADORA
A avaliação foi a partir da observação da participação,
do desenvolvimento das ações, do resultado dos registros e
avaliações realizados pelos alunos,
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Referências:
- Coleção Explorando o Ensino, vol. 17, Matemática, PDE, Ministério da Educação;
- TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática, Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
- SMOLE,Kátia Stocco. DINIZ,Maia Ignez. Ler, escrever e resolver problemas.São Paulo, Ed. Artimed, 2001.
- VIANA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional. São Paulo, Ed. Ibrasa, 2000.
- Livro Pró – Letramento, Programa de Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Brasília, 2008.
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Anexos
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