Projeto 2° Ano C
Centro
Educacional Municipal Criança Esperança III
A
importância da leitura na alfabetização
Projeto desenvolvido
Na C.E.M. Criança Esperança III
Na série do 2° C, 25 alunos
Turno vespertino, nas disciplinas portuguesas
Conteúdo: livros de leitura infantil, contos, gibis DVD data-show
Professores envolvidos Ana Paula M. Ferreira E CRISTANE Regina F. Antonio
Diretora:
Alenice Pereira
Coordenadora: Sandra Martins de Oliveira
Rio
brilhante MS distrito Prudêncio Thomaz.
2011
Problemática:
Devido
os alunos apresentarem dificuldade na leitura e escrita em sala de aula e a
importância da leitura na alfabetização dando uma ênfase de formar leitores
críticos e competente.
Objetivo:
Despertar
e incentivar o interesse pela leitura Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir
prazer nas situações que envolvem ato de ler
Familiarizá-las com as histórias Levar
o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso
universo da leitura.
Conteúdos:
Livros
de literatura infantil, fantoches, poemas, lápis de cor e gibis.
DVD a
cor da cultura e Menino Maluquinho.
.Disciplinas
envolvidas:
Língua
portuguesa
Metodologia
/procedimentos
Conversa
informal dialogo e questionamento oral através da historinha, cartaz, figuras,
relato sobre o assunto.
Organizar
grupos para ler e recontar história, apresentações de histórias infantis com
teatro de fantoches.
Representar através de desenhos a parte da história que mais gostou.
Representar através de desenhos a parte da história que mais gostou.
Historinha
os três porquinhos, chapeuzinho vermelho e outros.
Livro
de história da menina do laço de fita Ana Maria machado
História
legendada atividade desenvolvida pelos alunos.
Sala de
tecnologia os alunos assistirão varias história no data show
Recursos utilizados:
Livros
de histórias infantis e gibis
Sala de
tecnologia e DVD
Data
show
fantoches
REGISTRO DO
PROCESSO:
Será
através de registro diário, logo após a execução das atividades.
AVALIAÇÃO:
Durante
o desenvolvimento do projeto a avaliação será continua através de observação
diária dos alunos o interesse a criatividade leitura, escrita e no desempenho
das atividades, no
relacionamento dos colegas e com as professoras será observado o interesse, a
criatividade, leitura, escrita habilidade desenvolvida durante ao projeto.
DIVULGAÇÃO
/ SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO:
Apresentação
do projeto pelos alunos do 2°ano C e no blog da escola.
REFERÊNCIAS
BIBLIGRÁFICAS
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura.Porto Alegre: Artmed, 1998.
MACHADO Ana Maria menina do laço de fita
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler:
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler:
SILVA, Ezequiel Teodoro da. De olhos abertos: reflexão sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil. São
Paulo: Bomlivro, 1991
Análise DO PROJETO
O projeto foi desenvolvido no Centro Educação Municipal Criança
Esperança III em Prudêncio Thomaz com os alunos do 2°ano C período vespertino
inicie no mês de outubro e o término em novembro. O objetivo deste projeto foi
que possibilitassem um aprofundamento maior no desenvolvimento e no
entendimento das crianças que pudessem ler diversos livros e utilizando varias estratégias de leitura possibilitando ao aluno diferente forma de leitura no seu
cotidiano também conscientizá-la da importância da leitura,.
Observei diariamente os alunos durante a execução do projeto,
foi possível constatar que as crianças tiveram uma excelente participação nas
atividades desenvolvida e demonstrarão interesse despertando a curiosidade e
também foram feitos alguns questionamento com relações as atividades
desenvolvidas todas as crianças queriam dar suas opiniões tendo um ótimo
aprendizado em todo o momento do projeto. Nesses dias forma trabalhadas
diversas atividades a leitura da menina do laço de fita de Ana Maria Machado,
apresentação de fantoches, filmes da Monica e outros.
O papel do professor é de atuar como leitor criar idéias novas e
variadas situações diferentes de tipos de textos incentivando e sugerindo
estratégia eficaz de leitura onde possa confrontar as idéias relacionadas ao
texto e possa ter uma melhor compreensão frente ao texto segundo Silva (1991,
p.30):
Todo
professor é um livro e, conseqüentemente, uma promessa de leitura para seus
alunos. A questão é saber se esse livro se renova esse revitaliza na própria
prática do ensino; de que maneira esse livro se deixa fruir pelos
alunos-leitores e se esse livro se abre à reflexão e ao posicionamento dos
leitores, permitindo a produção de muitos outros livros e textos
Entender a leitura é sonhar com o mundo da imaginação é saber
interpretar novos sentido e significado. Como diz Freire “A leitura do mundo
precede da palavra que daí que a posterior leitura desta não possa prescindir
da continuidade de leitura daquele.” (1983, p. 11).
Dando continuidade a leitura, devemos ensinar ao aluno a importância
dos livros na aprendizagem, na formação de novos leitores e na descoberta de
mundo diferente proporcionando diferentes formas de textos estaremos dando ao
leitor instrumentos importantes para ampliar e aprofundar a sua leitura de
mundo por meio da leitura das palavras. O leitor tem que ter uma vivência com
os mais variados tipos de textos, pois, assim revelará um olhar diferente da
relação texto-mundo.
Frase
A leitura
é uma fonte inesgotável, de prazer mas por incrível que pareça, a quase
totalidade, não sente esta sede.
Carlos
Drummond de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário