sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Projeto A importância da leitura na alfabetização


Projeto 2° Ano C
Centro Educacional Municipal Criança Esperança III



A importância da leitura na alfabetização




Projeto desenvolvido
Na C.E.M. Criança Esperança III
Na série do 2° C, 25 alunos
Turno vespertino, nas disciplinas portuguesas
Conteúdo: livros de leitura infantil, contos, gibis DVD data-show
                                             Professores envolvidos Ana Paula M. Ferreira E CRISTANE Regina F. Antonio
Diretora: Alenice Pereira

                                                         Coordenadora: Sandra Martins de Oliveira



 



Rio brilhante MS distrito Prudêncio Thomaz.
                 2011

                      Problemática:

Devido os alunos apresentarem dificuldade na leitura e escrita em sala de aula e a importância da leitura na alfabetização dando uma ênfase de formar leitores críticos e competente.



                          Objetivo:

Despertar e incentivar o interesse pela leitura Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem ato de ler
Familiarizá-las com as histórias Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da leitura.


Conteúdos:

Livros de literatura infantil, fantoches, poemas, lápis de cor e gibis.
DVD a cor da cultura e Menino Maluquinho.
.Disciplinas envolvidas:
Língua portuguesa


Metodologia /procedimentos


Conversa informal dialogo e questionamento oral através da historinha, cartaz, figuras, relato sobre o assunto.
Organizar grupos para ler e recontar história, apresentações de histórias infantis com teatro de fantoches.
 Representar através de desenhos a parte da história que mais gostou.
Historinha os três porquinhos, chapeuzinho vermelho e outros.
Livro de história da menina do laço de fita Ana Maria machado
História legendada atividade desenvolvida pelos alunos.
Sala de tecnologia os alunos assistirão varias história no data show

        Recursos utilizados:

Livros de histórias infantis e gibis
Sala de tecnologia e DVD
Data show
fantoches
REGISTRO DO PROCESSO:

Será através de registro diário, logo após a execução das atividades.

AVALIAÇÃO:

Durante o desenvolvimento do projeto a avaliação será continua através de observação diária dos alunos o interesse a criatividade leitura, escrita e no desempenho das atividades, no relacionamento dos colegas e com as professoras será observado o interesse, a criatividade, leitura, escrita habilidade desenvolvida durante ao projeto.



DIVULGAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO:
Apresentação do projeto pelos alunos do 2°ano C e no blog da escola.

REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura.Porto Alegre: Artmed, 1998.
MACHADO Ana Maria menina do laço de fita
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler 
SILVA, Ezequiel Teodoro da. De olhos abertos: reflexão sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil. São Paulo: Bomlivro, 1991

Análise DO PROJETO



O projeto foi desenvolvido no Centro Educação Municipal Criança Esperança III em Prudêncio Thomaz com os alunos do 2°ano C período vespertino inicie no mês de outubro e o término em novembro. O objetivo deste projeto foi que possibilitassem um aprofundamento maior no desenvolvimento e no entendimento das crianças que pudessem ler diversos livros e  utilizando varias estratégias de leitura  possibilitando ao aluno diferente forma de leitura no seu cotidiano também conscientizá-la da importância da leitura,.
Observei diariamente os alunos durante a execução do projeto, foi possível constatar que as crianças tiveram uma excelente participação nas atividades desenvolvida e demonstrarão interesse despertando a curiosidade e também foram feitos alguns questionamento com relações as atividades desenvolvidas todas as crianças queriam dar suas opiniões tendo um ótimo aprendizado em todo o momento do projeto. Nesses dias forma trabalhadas diversas atividades a leitura da menina do laço de fita de Ana Maria Machado, apresentação de fantoches, filmes da Monica e outros.

O papel do professor é de atuar como leitor criar idéias novas e variadas situações diferentes de tipos de textos incentivando e sugerindo estratégia eficaz de leitura onde possa confrontar as idéias relacionadas ao texto e possa ter uma melhor compreensão frente ao texto segundo Silva (1991, p.30):

Todo professor é um livro e, conseqüentemente, uma promessa de leitura para seus alunos. A questão é saber se esse livro se renova esse revitaliza na própria prática do ensino; de que maneira esse livro se deixa fruir pelos alunos-leitores e se esse livro se abre à reflexão e ao posicionamento dos leitores, permitindo a produção de muitos outros livros e textos


Entender a leitura é sonhar com o mundo da imaginação é saber interpretar novos sentido e significado. Como diz Freire “A leitura do mundo precede da palavra que daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade de leitura daquele.” (1983, p. 11).
Dando continuidade a leitura, devemos ensinar ao aluno a importância dos livros na aprendizagem, na formação de novos leitores e na descoberta de mundo diferente proporcionando diferentes formas de textos estaremos dando ao leitor instrumentos importantes para ampliar e aprofundar a sua leitura de mundo por meio da leitura das palavras. O leitor tem que ter uma vivência com os mais variados tipos de textos, pois, assim revelará um olhar diferente da relação texto-mundo.




Frase
A leitura é uma fonte inesgotável, de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.
Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário