Centro Educacional Municipal Criança Esperança
III
Diretora: Alenice Pereira Ribeiro
Coordenadora: Sandra Regina Martins de Oliveira
Professora: Gisele Moreira dos Santos
Professora: Taiza Antonia Candido Damasceno
Ano envolvido: 4º ano turma D
Tangram
Projeto educacional a ser desenvolvido no 4º
ano, do Ensino Fundamental I turma D, turno vespertino, nas
disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa da Escola Municipal
Criança Esperança III.
Distrito de Prudêncio Thomaz - MS
Novembro de 2012
Sumário
Justificativa
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Objetivos
________________________________________________________________ 5
Metodologia
_____________________________________________________________ 6
Cronograma
_____________________________________________________________ 7
Avaliação
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Referências
bibliográficas __________________________________________________
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Anexos
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Justificativa
A Finalidade deste trabalho é oferecer aos
alunos a oportunidade de conhecer o jogo, denominado aqui de
“Tangram”, sabendo da importância da utilização de atividades
lúdicas para o aprendizado da Matemática, assim como na disciplina
de Língua Portuguesa, pois através do jogo estaremos desenvolvendo
o raciocínio, a concentração e criatividade, que são três itens
primordiais para a produção de textos, assim como para os cálculos.
O jogo é, para os alunos, uma forma de
aprendizado que desperta o interesse, sendo uma atividade
diferenciada do que habitualmente fazemos em sala de aula.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN):
Os jogos constituem uma forma interessante de
propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo
atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias
de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a
construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as
situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma
natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas (BRASIL,
1998, p. 46)
Os
pedagogos Friedrich Frobel (1782-1852), Maria Montessori (1870- 1909)
e Ovide Decroly (1871-1932), elaboraram pesquisas a respeito das
crianças pequenas, legando à educação grande contribuição sobre
seu desenvolvimento. Estes foram os primeiros pedagogos da educação
infantil a romper contra educação verbal e tradicionalista de sua
época. Propuseram uma educação sensorial baseada na utilização
de jogos e materiais didáticos, que deveria traduzir por si a crença
em uma educação natural dos instintos infantis.
É na brincadeira que a criança se comporta
além do comportamento habitual de sua idade, além de seu
comportamento diário. A criança vivência uma experiência no
brinquedo como se ela fosse maior do que a realidade, o brinquedo
fornece estrutura básica para mudanças das necessidades e da
consciência da criança. (VYGOTSKY, 1992, p.117).
Desde a antiguidade faz se o
uso do ludico na educação. “O
ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre
manifestou uma tendência lúdica, isto é, em impulso para o jogo.
Alguns autores vão além afirmando que o jogo não se limita apenas
à humanidade – seria anterior, inclusive ao próprio homem, pois
já era praticado por alguns animais” (RIZZI; HAYDT, 1997, P.08)
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Objetivos
Contextualizar a história e regras do Tangram,
mostrando que Matemática e Língua Portuguesa podem ser divertidas.
Objetivo geral
Trabalhar o raciocínio, criatividade e
concentração de maneira prazerosa para os alunos, tornando seu
desempenho nas disciplinas abordadas maior e melhor.
Estimular a participação dos alunos nas
atividades coletivas, desenvolvendo a capacidade de ouvir e respeitar
os seus semelhantes.
Objetivo específico
Disciplina
de Matemática:
- Mostrar que Matemática pode ser divertida;
- Trabalhar o raciocínio;
- Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
- Desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico ( habilidades de percepção espacial, analise de figuras e visualização);
- Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas;
- Coordenação motora;
- Utilização da régua;
Disciplina
de Língua Portuguesa:
- Concentração;
- Criatividade;
- Produção de texto;
- Trabalho em grupo, respeitando os limites e dificuldades de cada um;
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Metodologia
As
aulas serão divididas em teóricas e práticas:
Teóricas: (Disciplina de Matemática)
- Conversa informal sobre o tema;
- Apresentação da história do Tangram;
- Regras do jogo;
Práticas: (Disciplina de Matemática)
- Distribuição de material ( folhas de sulfite, régua e lápis de cor) para confecção do
- Tangram;
- Confecção do Tangram
Montagem prévia das figuras;
Teóricas: (Disciplina de Língua Portuguesa)
- Explicação de como será feita a produção de texto através das imagens criadas com o Tangram;
Práticas: (Disciplina de Língua Portuguesa)
- Produção de texto em folhas de rascunho;
- Correção dos textos produzidos pelos alunos;
- Revisão e reescrita dos textos, já corrigidos;
- Confecção de cartazes, com os textos e imagens.
Ao final dos trabalhos será feita uma
exposição dos trabalhos pra a comunidade escolar.
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Cronograma
As atividades serão realizadas em horário
regular nas aulas de Matemática e Língua Portuguesa, durante o mês
de novembro. Onde a turma do 5º ano C somente realizarão atividades
na disciplina de Matemática.
Matemática
Data
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O que fazer.
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09/11/2012
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12/11/2012
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14/11/2012
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Língua
Portuguesa
Data
|
O que fazer.
|
12/11/2012
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13/11/2012
|
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14/11/2012
|
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Avaliação
A avaliação será contínua e sistemática,
os alunos estarão sendo observados pela professora da disciplina, a
qual dará ênfase aos seguintes itens:
Disciplina de matemática: interesse,
participação, domínio do conteúdo e postura em sala.
Disciplina de Língua Portuguesa: interação,
concentração na produção, ortografia, respeito ao próximo.
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Referências:
- BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Bases Legais, Brasília, Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1997.
- VYGOTSKY, L. S. Imaginación y creación en la edad infantil. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1999.
- VYGOTSKY, L. S. "Concrete Human Psycology", Soviet Psychology, v. XXVII, n. 2., 1986,pp. 53-77.(Tradução para o português de Enid Abreu Dobránszky, 1989).
- FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. Ed. Moderna São Paulo, 1996.
- Coleção Explorando o Ensino, vol. 17, Matemática, PDE, Ministério da Educação;
- TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática, Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
- Coleção Explorando o Ensino, vol. 19,Língua Portuguesa, PDE, Ministério da Educação;
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Anexos
Método passo a passo a ser ensinado para
a construção do Tangram
1. A partir
de um quadrado ABCD, traça-se a sua diagonal DB, marca-se o seu
ponto médio O e traça-se uma perpendicular a DB em O passando por
A.2.
Marca-se os pontos médios, M de DO e N de OB.3.
Marca-se os pontos médios, P de DC e Q de CB. Traça-se o segmento
PQ e marca-se o seu ponto médio R.4.
Traça-se os segmentos PM, OR e RN.
História: Originário da China, com o nome
Chi-Chiao, que significa “os sete pedaços inteligentes” ou
“quebra-cabeça de sete sabedorias”, o Tangram é um jogo milenar
que exige criatividade e concentração, pois é na sua simplicidade
que nasce sua riqueza. Através de um quadrado que é dividido em
sete peças pode surgir formas humanas, abstratas e objetos de
diversos formatos.
A simplicidade em representar uma enorme
variedade de figuras, e ao mesmo tempo a dificuldade para resolve-lo,
explica um pouco a mística deste jogo.
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Para jogar o Tangram é importante possuir
criatividade, paciência e imaginação, sendo que reconstituir
algumas formas parece quase impossível, pois as peças não podem
ser sobrepostas e todas devem ser usadas.
Modelos de imagens criadas a partir das peças
do Tangram:
PARECER TÉCNICO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
O Projeto Tangram tem aprovação da diretora Alenice
Ribeiro Pereira e da coordenadora Sidinéia Garcia Pereira em seu
parecer técnico pedagógico, pois o mesmo desenvolveu de forma
significativa a aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos
propostos, os quais são muito importantes nas produções de texto,
o projeto estimulou a leitura e produção textual, visando
desenvolver o raciocínio, a criatividade e concentração dos
educandos.
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Diretora
Alenice Ribeiro Pereira
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Coordenadora Sandra R. M. de Oliveira
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