sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PROJETO TANGRAM

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Centro Educacional Municipal Criança Esperança III
Diretora: Alenice Pereira Ribeiro
Coordenadora: Sandra Regina Martins de Oliveira
Professora: Gisele Moreira dos Santos
Professora: Taiza Antonia Candido Damasceno
Ano envolvido: 4º ano turma D






Tangram
Projeto educacional a ser desenvolvido no 4º ano, do Ensino Fundamental I turma D, turno vespertino, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa da Escola Municipal Criança Esperança III.












Distrito de Prudêncio Thomaz - MS
Novembro de 2012
Sumário

Justificativa ______________________________________________________________ 4
Objetivos ________________________________________________________________ 5
Metodologia _____________________________________________________________ 6
Cronograma _____________________________________________________________ 7
Avaliação _______________________________________________________________ 9
Referências bibliográficas __________________________________________________ 10
Anexos _________________________________________________________________ 11




Justificativa
A Finalidade deste trabalho é oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer o jogo, denominado aqui de “Tangram”, sabendo da importância da utilização de atividades lúdicas para o aprendizado da Matemática, assim como na disciplina de Língua Portuguesa, pois através do jogo estaremos desenvolvendo o raciocínio, a concentração e criatividade, que são três itens primordiais para a produção de textos, assim como para os cálculos.
O jogo é, para os alunos, uma forma de aprendizado que desperta o interesse, sendo uma atividade diferenciada do que habitualmente fazemos em sala de aula.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas (BRASIL, 1998, p. 46)
Os pedagogos Friedrich Frobel (1782-1852), Maria Montessori (1870- 1909) e Ovide Decroly (1871-1932), elaboraram pesquisas a respeito das crianças pequenas, legando à educação grande contribuição sobre seu desenvolvimento. Estes foram os primeiros pedagogos da educação infantil a romper contra educação verbal e tradicionalista de sua época. Propuseram uma educação sensorial baseada na utilização de jogos e materiais didáticos, que deveria traduzir por si a crença em uma educação natural dos instintos infantis.
É na brincadeira que a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário. A criança vivência uma experiência no brinquedo como se ela fosse maior do que a realidade, o brinquedo fornece estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência da criança. (VYGOTSKY, 1992, p.117).
Desde a antiguidade faz se o uso do ludico na educação. “O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, isto é, em impulso para o jogo. Alguns autores vão além afirmando que o jogo não se limita apenas à humanidade – seria anterior, inclusive ao próprio homem, pois já era praticado por alguns animais” (RIZZI; HAYDT, 1997, P.08)

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Objetivos
Contextualizar a história e regras do Tangram, mostrando que Matemática e Língua Portuguesa podem ser divertidas.

Objetivo geral
Trabalhar o raciocínio, criatividade e concentração de maneira prazerosa para os alunos, tornando seu desempenho nas disciplinas abordadas maior e melhor.
Estimular a participação dos alunos nas atividades coletivas, desenvolvendo a capacidade de ouvir e respeitar os seus semelhantes.

Objetivo específico
Disciplina de Matemática:
  • Mostrar que Matemática pode ser divertida;
  • Trabalhar o raciocínio;
  • Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico ( habilidades de percepção espacial, analise de figuras e visualização);
  • Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas;
  • Coordenação motora;
  • Utilização da régua;
Disciplina de Língua Portuguesa:
  • Concentração;
  • Criatividade;
  • Produção de texto;
  • Trabalho em grupo, respeitando os limites e dificuldades de cada um;

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Metodologia
As aulas serão divididas em teóricas e práticas:
Teóricas: (Disciplina de Matemática)
  • Conversa informal sobre o tema;
  • Apresentação da história do Tangram;
  • Regras do jogo;
Práticas: (Disciplina de Matemática)
  • Distribuição de material ( folhas de sulfite, régua e lápis de cor) para confecção do
  • Tangram;
  • Confecção do Tangram
Montagem prévia das figuras;
Teóricas: (Disciplina de Língua Portuguesa)
  • Explicação de como será feita a produção de texto através das imagens criadas com o Tangram;
Práticas: (Disciplina de Língua Portuguesa)
  • Produção de texto em folhas de rascunho;
  • Correção dos textos produzidos pelos alunos;
  • Revisão e reescrita dos textos, já corrigidos;
  • Confecção de cartazes, com os textos e imagens.

Ao final dos trabalhos será feita uma exposição dos trabalhos pra a comunidade escolar.


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Cronograma
As atividades serão realizadas em horário regular nas aulas de Matemática e Língua Portuguesa, durante o mês de novembro. Onde a turma do 5º ano C somente realizarão atividades na disciplina de Matemática.

Matemática
Data
O que fazer.


09/11/2012

  • Conversa informal sobre o tema;
  • Apresentação da história do Tangram;


12/11/2012

  • Regras do jogo;

14/11/2012
  • Distribuição de material ( folhas de sulfite, régua e lápis de cor) e confecção do Tangram;
  • Montagem prévia das figuras;

Língua Portuguesa
Data
O que fazer.

12/11/2012

  • Explicação de como será feita a produção de texto através das imagens criadas com o Tangram;


13/11/2012

  • Produção de texto em folhas de rascunho;
  • Correção dos textos produzidos pelos alunos;


14/11/2012

  • Revisão e reescrita dos textos, já corrigidos;
  • Confecção de cartazes, com os textos e imagens.



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Avaliação
A avaliação será contínua e sistemática, os alunos estarão sendo observados pela professora da disciplina, a qual dará ênfase aos seguintes itens:
Disciplina de matemática: interesse, participação, domínio do conteúdo e postura em sala.
Disciplina de Língua Portuguesa: interação, concentração na produção, ortografia, respeito ao próximo.






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Referências:

  • BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Bases Legais, Brasília, Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1997.
  • VYGOTSKY, L. S. Imaginación y creación en la edad infantil. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1999.
  • VYGOTSKY, L. S. "Concrete Human Psycology", Soviet Psychology, v. XXVII, n. 2., 1986,pp. 53-77.(Tradução para o português de Enid Abreu Dobránszky, 1989).
  • FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. Ed. Moderna São Paulo, 1996.
  • Coleção Explorando o Ensino, vol. 17, Matemática, PDE, Ministério da Educação;
  • TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática, Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
  • Coleção Explorando o Ensino, vol. 19,Língua Portuguesa, PDE, Ministério da Educação;

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Anexos
Método passo a passo a ser ensinado para a construção do Tangram
1. A partir de um quadrado ABCD, traça-se a sua diagonal DB, marca-se o seu ponto médio O e traça-se uma perpendicular a DB em O passando por A.2. Marca-se os pontos médios, M de DO e N de OB.3. Marca-se os pontos médios, P de DC e Q de CB. Traça-se o segmento PQ e marca-se o seu ponto médio R.4. Traça-se os segmentos PM, OR e RN.

História: Originário da China, com o nome Chi-Chiao, que significa “os sete pedaços inteligentes” ou “quebra-cabeça de sete sabedorias”, o Tangram é um jogo milenar que exige criatividade e concentração, pois é na sua simplicidade que nasce sua riqueza. Através de um quadrado que é dividido em sete peças pode surgir formas humanas, abstratas e objetos de diversos formatos.
A simplicidade em representar uma enorme variedade de figuras, e ao mesmo tempo a dificuldade para resolve-lo, explica um pouco a mística deste jogo.

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Para jogar o Tangram é importante possuir criatividade, paciência e imaginação, sendo que reconstituir algumas formas parece quase impossível, pois as peças não podem ser sobrepostas e todas devem ser usadas.
Modelos de imagens criadas a partir das peças do Tangram:





PARECER TÉCNICO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO


O Projeto Tangram tem aprovação da diretora Alenice Ribeiro Pereira e da coordenadora Sidinéia Garcia Pereira em seu parecer técnico pedagógico, pois o mesmo desenvolveu de forma significativa a aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos propostos, os quais são muito importantes nas produções de texto, o projeto estimulou a leitura e produção textual, visando desenvolver o raciocínio, a criatividade e concentração dos educandos.





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Diretora Alenice Ribeiro Pereira




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Coordenadora Sandra R. M. de Oliveira










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